segunda-feira, 16 de julho de 2012

Alongamentos para se tornar mais flexível (Ótimas dicas)



     Você já procurou desesperadamente pela internet exercícios que vão garantir uma maior flexibilidade a você, e até quem sabe o tão sonhado espacate, abertura zero ou grand écart, como alguns chamam? Pois é, eu também, mas infelizmente é bem difícil encontrar explicações satisfatórias de como realizar cada exercício de uma maneira correta, e assim ganhar flexibilidade ao invés de se lesionar. É por isso que fiz alguns desenhos de como realizar alguns exercícios que se praticados diariamente com certeza providenciarão a você a flexibilidade que você deseja em pouco tempo.

Borboletinha: Para começar a alongar seus músculos aos poucos e assim prepará-los para serem forçados, a borboletinha é muito importante. Para fazê-la, junte pé com pé e balance as pernas para cima e para baixo imitando o movimento das asas das borboletas, conforme o desenho.


Deite-se para frente ainda na borboletinha: Depois de fazer o movimento da borboletinha por algum tempo, deite-se para frente e tente encostar a cabeça no chão, porém não desmanche a borboletinha, e procure manter as pernas abaixadas, ou seja, quando deitamos para frente, a perna tende a subir um pouco. Se tiver alguém para te ajudar, peça para que a pessoa force suas pernas para baixo enquanto está deitada para frente segurando também suas costas para que não voltem.

Estique uma das pernas: Mantenha uma das pernas na borboletinha e estique a outra ao seu lado, assim, se a perna for a direita pegue no pé com a mão esquerda e coloque o outro braço pra frente, como indica o desenho. Repita o exercício com a outra perna.

Deite-se sobre a perna esticada: Agora, abrace a perna esticada por algum tempo conforme a figura. Repita o exercício com a outra perna.

Estique as duas pernas: Agora estique as duas pernas para frente e tente deitar sobre elas até sua barriga encostar em suas coxas. No início será bem difícil, mas com o tempo é possível fazer isso tranquilamente. Enquanto ainda estiver muito difícil tenha como meta encostar a cabeça nos joelhos.

Afaste as pernas: Agora afaste suas pernas o máximo que conseguir, de frente, de acordo com o desenho.



Vá para frente: Com as pernas abertas no seu máximo, deite-se para frente, tente encostar a barriga no chão. Assim como o exercício anterior, das pernas esticadas, esse também é igualmente difícil no início, então primeiro deve-se ter a meta de encostar a cabeça no chão. Quando estiver abaixada, alterne seus pés entre ponta e flex, ou seja, estique-os, depois flexione-os, como mostra o desenho.

Sapinho: Para fazer o sapinho, deite-se de bruços, com os cotovelos no chão, de forma que suas pernas fiquem tais como as da figura. Para bom entendimento de como fazer esse exercício, eu o desenhei em dois ângulos, como podem ver. Assim, Tente chegar ao chão forçando o máximo possível. Uma dica de como forçar o sapinho sozinha é ficando de joelhos e afastando os joelhos um do outro o máximo possível e só assim encostar os cotovelos no chão.

Levante sua perna: Agora sente-se com uma das pernas na borboletinha novamente, e a outra pegue com as duas mãos e procure esticá-la para cima. Sempre que sentir que o músculo deu uma pequena relaxada, levante a perna mais um pouco, como mostra a figura.







Force sua abertura lateral: Com as pernas bem esticadas, vá escorregando uma para frente e a outra para trás, até seu máximo, e quando conseguir encontrar seu máximo, permaneça na posição.

Force sempre os dois lados: Depois de forçar a perna direita, por exemplo, sempre force também a esquerda da mesma maneira, até encontrar seu máximo.



Force sua abertura frontal: Agora, de frente, vá abrindo suas pernas aos poucos, até seu máximo, e permaneça na posição quando encontrá-lo.



     O indicado é que você realize esses exercícios  segurando cada exercício por aproximadamente 1 minuto, mas os exercícios que forem mais doloridos também podem ser feitos em 30 segundos, mas lembre-se, quanto mais tempo você permanecer no exercício, e quanto mais tempo doer, mais quer dizer que você está se alongando.


Espero que seja de ajuda!!!


Beijos, Boneca Bailarina!!!


156 comentários:

  1. Adoreii mt obg vooç me ajudou mt amanha ja vou começar a fazer os alongamentos e tentar fazer o espaquete ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de ter ajudado Karina, siga o blog, tem sempre um post novo e interessante para vocês leitoras.

      Bjos

      Boneca Bailarina!

      Excluir
    2. Muito bom vou tentar fazer esse exercício todos os dias ���� Já sou uma bailarina e faço parte de uma cia de dança a 4 anos e dentre esse tempo consegui muito pouca flexibilidade pois são só 2 aulas na semana! Você acha que se eu passar a fazer esses alongamentos todos os dias ficarei mais flexível ? Obrigada! ��

      Excluir
    3. Olá Karen, desculpe a demora em responder. Sim, sim querida, fazendo esse alongamentos todos os dias você fica sim mais flexível. Só o importante é não perder o rumo pelo caminho e começar a relaxar. Seja persistente que logo logo você estará mais flexível que um elástico rsrs :)

      Beijos Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  2. Fico feliz de ter ajudado Karina,siga o blog, tem sempre um post novo e interessante para vocês leitoras. Bjos

    Boneca Bailarina!!!

    ResponderExcluir
  3. Uau liiinda,você também me ajudou muiiito!!
    Vou inicia-los logo,essas suas matérias me ajudam muito,é um big isentivo!
    Thank you!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karine, fico super feliz que tenha se interessado pelo blog. Pra vc que vai iniciar as aulas ainda, sei o quanto é importante saber as pequenas coisas, que são importantes, sem precisar aprendê-las de última hora né? rsrsrs
      Se tiver dúvidas fique à vontade para perguntar e se possível vou te ajudar. Bjos

      Excluir
  4. Estou fazendo-os,é dolorido,porém a cada dia consigo ir um pouco além.

    ResponderExcluir
  5. Nossa Karine, sumi do blog hein? Rsrsrs

    Vc vai conseguir linda, é só ir fazendo aos pouquinhos. É meio dolorido no início, mas com o tempo vc vai se tornar até mais tolerante à dor. Bjss flor!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi amei as dicas coloquei até no meu blog mas eu queria te perguntar como poe aquelas letras brilhantes do lado do blog eu sei qual e o site mas nn consigo botar. Meu blog: http://ballet-and-danca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabelle, eu fico muito feliz que tenha gostado do blog, porém gostaria de te pedir que por favor coloque os devidos créditos nas minhas imagens que copiou e colocou em seu blog pois estes desenhos foram feitas à mão por mim mesma...ou seja, foram feitos para uso exclusivo do meu blog. Por esse motivo peço que crie seus próprios desenhos para usar no seu blog ou coloque um link no início da postagem direcionando ao meu blog ok? Desculpe, não estou querendo ser estúpida, mas é porque valorizo muito meus direitos autorais.

      Assim que fizer isso te ensino como colocar as letras brilhantes ok??

      Bjss flor!!!!

      Excluir
  7. ooi queria saber se eu fizer isso todos os dias em quanto tempo eu vou conseguir fazeer o espacate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Waldiney, no meu caso eu fiz os exercícios acima todos os dias por cerca de 2 à 3 meses. Fazia sempre uma hora todos os dias e segurava o exercício o máximo que podia. O que me ajudou muito foi a música clássica, vc faz o seguinte, quando for realizar o alongamento que a dor for muito insuportável para aguentar por muito tempo, procure se manter naquela posição de dor, ouvir a música relaxante e fechar os olhos. Relaxe o máximo possível, assim vc estará propenso a sem perceber forçar ainda mais o exercício, o que é perfeito!!!

      Eu também fazia cerca de 15 minutos dos mesmos exercícios enquanto estava na aula de ballet...ou seja, uma hora por dia em casa e 30 minutos nas aulas, fazia cerca de 7 horas e meia de exercícios por semana.

      Se seguir essa rotina você conseguirá rapidinho.

      Espero ter ajudado!!!

      Siga o blog e se tiver mais dúvidas fique à vontade para perguntar!

      Excluir
  8. Ai comecei hoje a fazer os exercicios doi muito mais preciso ter elasticidade porq tem que ter pras aulas de educação física mais como cosigui fazer a borboletinha não consigo nem com ajuda???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, vc tem que ir fazendo aos pouquinhos, eu sei que dói muito mesmo, mas sem perceber aos poucos vc vai conseguir ir descendo sua perna um pouquinho mais. Mas lembre-se, não force os exercícios além do que seu corpo aguenta, e também apenas fazer a borboletinha não vai te garantir elasticidade, é preciso fazer todos os exercícios, e periodicamente, ou seja, todos os dias.

      Espero ter ajudado!!! Mais dúvidas estou à disposição!!!

      Siga o blog.

      Beijos, Boneca Bailarina!

      Excluir
  9. Respostas
    1. Oi Kamila, fico feliz que tenha gostado! Siga o blog se puder, tem sempre postagens novas e estou sempre fazendo o possível para responder as dúvidas de todos os leitores. Obrigada!!!!!

      Beijos, Boneca Bailarina!

      Excluir
  10. Olá, tenho 26 anos, gostaria de saber se fazendo esses exercícios diariamente, ainda consigo fazer abertura.
    E vc acha que em 3 meses consigo fazer abertura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, tenha uma boa noite!!!

      Vc consegue sim com 26 anos, a idade influi pouco quando se tem determinação, vai ser um pouco dolorido no início, mas depois vc até acostuma com as dores rsrs

      É possível fazer a abertura em três meses, mas precisará adotar uma rotina diária e rígida com seu corpo, assim como eu fiz...tem de ser persistente e treinar no mínimo 1 hora por dia, se puder faça mais tempo, assim o resultado vem mais rápido :)

      Lembre-se de aguentar a dor o máximo de tempo que conseguir, mas com cuidado para não se lesionar.

      Como provavelmente vc nunca fez nada parecido, é provável que vc acorde no dia seguinte toda quebrada, mas com o passar do tempo seu corpo vai acostumando à rotina de exercícios, e logo vc estará mais mole que uma borracha :)

      Espero ter te ajudado!!!

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  11. Boa tarde.
    Eu nunca pratiquei ballet, ginástica ou qualquer outro desporto que tenha como base tal grau de tamanha flexibilidade; gostaria de saber quantas vezes por dia tenho que fazer estes exercícios durante 1 minuto cada um para conseguir fazer tudo como se fosse feita de borracha! :P
    Já comecei a fazê-los há 3 dias mas sinceramente não senti dor nenhuma no dia seguinte, senti apenas durante os exercícios, tenho medo que ande a fazer tudo mal! :\

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sónia :)

      Vc deve praticar esses exercícios por cerca de 1 hora por dia mais ou menos ou 1 hora e meia. Quanto mais tempo vc dedicar aos alongamentos, mais rápido vai conseguir chegar no resultado desejado. É meio estranho que vc não tenha ficado dolorida no dia seguinte, isso pode indicar que vc não está forçando os exercícios ao máximo. Tente forçar bastante os exercícios e segurá-los na posição o máximo de tempo possível, mas tome cuidado para não ultrapassar os limites do seu corpo, vc pode acabar se lesionando.

      Em 3 dias será um pouco difícil de vc encontrar resultados, mas continuando periodicamente com os exercícios em mais ou menos um mês vc ficará surpresa com o grau de flexibilidade que vai conseguir obter :)

      Se conseguir fazer mais de uma hora por dia, fique à vontade, quanto mais exercício, mais resultados :)

      Espero ter conseguido sanar suas dúvidas.

      Uma abraço para vc e toda a galera de Portugal leitora do blog :)

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  12. Ooie , adorei suas dicas, comecei o ballet essa semana que passou e não vejo a hora de conseguir fazer abertura zero, na verdade, voltei a fazer, pois fiz 2 anos e fiquei 5 anos afastada, suas dicas parecem muito boas, e tbm pode-se adicionar o famoso "reloginho" ai né?! hehe
    beeijinhos
    Fique com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Letícia, desculpe a demora em responder. Fico muito feliz que tenha gostado do blog. Espero que seja de grande ajuda pra vc. Surgindo qualquer dúvida fique à vontade para perguntar ok????

      Obrigada!!!!

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  13. Oii estou começando a treinar hoje a abertura porque tenho que me apresentar e tenho que ter abertura,será em que em uma 1 semana consigo fazer abertura 0??Treinado mais ou menos 3 horas e meia por dia?? bjs adorei seu blog e já estou seguindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa, primeiramente muito obrigada por seguir o blog:)


      Olha, pra ser bem sincera, eu acredito que mesmo treinando durante três horas e meia por dia, vai ser difícil conseguir o espacate em uma semana, a não ser que vc seja naturalmente flexível... mas eu gostaria muito de saber o resultado, pra quem sabe até usar como exemplo no blog :)

      Não custa nada tentar, então vai na fé rsrs

      Depois me conte o resultado!!

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  14. Oi , bem , minhas pernas são realmente longas e não sou muito flexível e quero tentar ser , parei de fazer ballet aos sete anos e agora estou recomeçando , tenho 11 e sou apaixonado pelo Ballet , vou tentar fazer uma audição que envolve a flexibilidade e realmente estou quase para desistir , tem alguma dica para min ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mannu, primeiramente desculpe pela demora em responder...estive sem internet...


      Então, o primeiro conselho que te dou sem dúvidas é: "Não desista" Se vc não tentar não vai conseguir mesmo, antes tentar e não conseguir do que ficar com a dúvida na cabeça "será que eu teria conseguido???"

      Então faz o seguinte, procure ensaiar diariamente esses exercícios todos os dias, mas para obter um resultado mais rápido procure treinar mais de uma hora diária e ser persistente em aguentar os alongamentos por mais que sejam doloridos...se fizer isso com certeza você vai conseguir. Acredite em você e seja confiante, assim tudo que você quiser será concedido.

      Espero tê-la ajudado flor...

      Qualquer dúvida é só chamar rsrs.

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  15. Oi,bem,eu não faço balé, ginástica,ou alguma coisa do tipo.Mas eu queria ser flexivel,se eu fizer os exercicios acima eu consigo essa flexibilidade?
    Eu já tentei faze-los mas tem alguns que eu realmente não consigo. Por favor me ajude

    ResponderExcluir
  16. Olá Samya, desculpe a demora em responder, não vi seu comentário :(

    Então, o fato de fazer ou não dança ou ginastica não vai influir na sua flexibilidade, vc consegue sim :)

    Esses exercícios podem parecer muito difíceis mesmo, tipo, no início talvez você não consiga pegar os pés, se esticar e se dobrar, mas se estabelecer uma rotina e for fazendo sempre, vai perceber que aos poucos eles vão se tornando mais fáceis. Para te animar na rotina de exercícios, encontre uma amiga pra fazer os alongamentos junto com você, daí vcs podem apostar quem aguenta mais tempo forçando o exercício, ou coisas do gênero, só pra se divertir enquanto faz os alongamentos. Procure relaxar e não ficar focada nas dores...simplesmente coloque uma música de fundo lenta (eu gosto de ouvir músicas somente instrumentais) que te deixe relaxada...procure não rir enquanto força o exercício, isso enrijece os músculos do corpo e vai te fazer sentir mais dor. Quando for forçar qualquer membro respire bem fundo e só force ao soltar o ar, isso relaxa os músculos do corpo e vai te ajudar a forçar mais do que vc imagina :)

    Bom, acho que minhas dicas são essas rsrs

    Espero que vc consiga, e se tudo der certo, depois volte a comentar no blog contando como foi sua experiência :)

    Espero ter ajudado!!!

    Beijos, Boneca Bailarina!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mt bom começei hj e ja tou pertinho do chão rsrs obg ^^

      Excluir
    2. mt bom começei hj e ja tou pertinho do chão rsrs obg ^^

      Excluir
  17. Eu fiz o que você disse , me ajudou muito,porem eu não consigo faze-los com o lado esquerdo do meu corpo. Você pode me dar mais algumas dicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, não se preocupe, é super normal ter um lado do corpo mais flexível que o outro. Eu por exemplo consigo zerar a abertura com a perna direita, mas ainda me faltam uns 3 ou 4 centímetros pra conseguir zerar com a perna esquerda. O alongamento dos dois lados do corpo vem com o tempo mesmo. Para conseguir melhorar um pouco essa situação procure permanecer mais tempo nos exercícios com o lado esquerdo e também permanecer bastante tempo nos exercícios que forçam as duas pernas juntas. Mas na verdade acho que será um pouco difícil de igualar a flexibilidade das duas pernas, como eu disse, eu mesma não consegui fazer isso até hoje rsrs.

      Mas não se preocupe, seu lado esquerdo também vai ficar tão flexível quanto o direito com o tempo, talvez só leve um pouquinho mais de tempo ok???

      Espero ter conseguido ajudar querida! Se ainda ficarem dúvidas pode ficar à vontade para perguntar tá???

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  18. Obrigado,agora sim eu entendi.
    Você poderia fazer mais posts que ajudem na flexibilidade ? Eu vi o outro post que você fez e eu realmente gostei muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samya, posso sim... já aprendi alguns exercícios novos e assim que possível vou fazer outro post :)

      Que bom que estou conseguindo te ajudar, fico muito feliz!!!

      Se puder siga o blog para ficar por dentro das novas postagens:)

      Beijos, Boneca Bailarina!!

      Excluir
  19. O exercicio 3 e 5 eu não consigo fazer , mas não é por causa da dor e sim por que eu não consigo nem encostar minha cabeça no joelho meu corpo não vai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samya, é normal, isso significa apenas que você ainda é completamente dura e seu corpo está se defendendo de esticar músculos que ficaram parados por tanto tempo. No início o joelho parece realmente muito longe rsrsrs.

      Enquanto não consegue encostar no joelho tenha como meta pegar nos pés...caso não consiga pegar nem nos pés, segure firme no tornozelo e permaneça na posição. É muito legal quando você faz esses tipos de exercícios pois você acaba se surpreendendo, sem perceber seu corpo vai amolecendo e quando for ver já estará com a barriga nos joelhos sem sentir um pingo de dor ou desconforto :)

      Essas situações que você está vivenciando são super normais nos processos de alongamentos e flexibilidade...por isso é importante a persistência e a força de vontade...mas isso percebo que vc já tem ;)

      Te desejo muito sucesso na sua busca por flexibilidade linda!

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Duda, desculpe a demora em responder...por que excluiu o comentário??? Eu ficaria feliz em respondê-lo...se resolver escrever novamente, fique à vontade ok???...

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  21. oi minha abertura falta um palmo pa completar mas de pé nao consigo levantar a perna de lado muito alto pa aguentar no ar pode dar umas dicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lil Deep...na verdade seu problema não é flexibilidade e sim força. A parte de levantar as pernas e sustentar no alto envolve a força que vc adquire nas pernas. Vou fazer o seguinte, assim que puder faço um post com exercícios que fortaleçam as pernas especialmente pra vc ok???

      Espero ter ajudado!!!

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  22. agradesia mesmo :) quando voce vai fazer isso pra depois poder ver??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então...não sei exatamente quando vou conseguir fazer o post, então seria melhor se vc seguisse o blog, assim ficará sempre por dentro das postagens ok???

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  23. otimo post me ajudou mt depois q parei de treinar para manter a flexibilidade! !!

    ResponderExcluir
  24. vc poderia fazer um post sobre flexibilidade na coluna para relar o ppé na cabeça .Porr favor preciso conseguir até novembro :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Bia, assim que eu puder faço um post sobre flexibilidade na coluna pra vc, conheço uns alongamentos bem legais...

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  25. Oii!! Conheci seu blog hoje e a maioria dos alongamentos eu ja fazia todos.os dias. eu tenho ate uma lista grudada no meu guarda roupa . Obrigada. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, apesar de já conhecer bastante os exercícios :)

      Volte Sempre...

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  26. os alongamentos para espacate convem fazer los todos dias ou tem dias de descanço??

    ResponderExcluir
  27. Eu recomendo que faça todos os dias se quiser obter um resultado mais rápido ok??? Eu mesma fazia todos os dias à noite por 1 hora, e nos dias que eu tinha aula de ballet além da 1 hora noturna ainda tinha os alongamentos das aulas :)

    Espero ter ajudado!!!

    Beijos, Boneca Bailarina!!!

    ResponderExcluir
  28. fassu esses alongamentos que esta nesse video pode ver se sao certos para espacate????http://www.youtube.com/watch?v=ftTja5lX5PQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, desculpe a demora em responder...então eu dei uma olhada no vídeo e cheguei a conclusão de que eles até funcionam, mas são um pouco fracos, e fazendo esses exercícios você não vai conseguir um resultado rápido.

      Qualquer outra dúvida estou à disposição ^^

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  29. voce poderia me mandar um video de alongamentos para rapidos resultados videos da youtube agradecia lhe imenso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, infelizmente não encontrei nenhum vídeo satisfatório, mas os exercícios são praticamente estes mesmo...

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  30. Eu entrei nesse blog por acaso ao procurar por alobgamento em artes marciais e ja estou me alongando de acordo com as figuras todos os dias ! Após 3 meses eu voltarei com os resultados !
    No meu caso é para chutar mais alto no taekwondo, bons alogamentos a todos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que ótimo fico feliz em ajudar...é muito legal saber que estou contribuindo também com outras artes através do blog...não esqueça de contar os resultados... ^^

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  31. Nossa! Ajudou bastante!! Muito obrigada, site liiindooo!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que ótimo, fico feliz em ter ajudado!!! Obrigada você por visitar o blog ^^

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  32. Boa noite,tenho 15 anos nunca fiz bailé,não sou muito flexivel,faço alongamentos,mais nem tds os dias(inclusive vou começar a fazer).Acontece que eu me alongo,mais a minha maior dificuldade são as juntas(nervos),do meu joelho que doem muito quando vou fazer esses exercicios extremos,o que posso fazer para que essa junta fique mais flexivel ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu recomendaria que vc não forçasse seus joelhos sentindo dores, você pode ter algum problema nas juntas do joelho e forçá-los com exercícios pode agravar problemas. Procure um médico especializado, pois não é normal sentir dores nos joelhos fazendo alongamentos.

      Espero ter ajudado!!! Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  33. Oie tudo bem? Me chamo Daniella e queria dar os parabéns pelo seu lindo blog, eu não sou bailarina, eu faço aula de jazz e estou me tornando mais flexivel pois já estou conseguindo fazer abertura lateral. Beijos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que tenha gostado do blog, qualquer dúvida é só falar ^^

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  34. Oii meu nome é Marcelly tenho 11 anos e ja tentei fazer os exercicios e a borboletinha nao consigo pq subo as pernas e quado peço a minha mae para me ajudar ela esta sempre ocupada e se eu fizer sozinha nao vou ter coragem existe algo que me fazer esquecer um pouco a dor para quepossa fazer borboletinha? me ajuda por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o que me ajuda a relaxar durante os alongamentos são as músicas clássicas...mas procure aquelas ao som apenas do piano que sejam bem tranquilas. Feche os olhos, respire fundo, procure pensar em outras coisas, sem se focalizar na dor.

      E lembre-se que tudo se conquista aos poucos, no início vc vai sentir muita dor, mas depois vai melhorando e vc vai se tornando mais flexível...os outros exercícios também ajudam a descer mais a borboletinha.

      Espero ter ajudado!!!

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  35. Oii
    Bom já faz mais de 1 mês que fasso os exercicios e percebi uma diferança . Mas quando eu tento forçar o espacate a minha perna esquerda dobra, você tem alguma dica para que isso não aconteca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, na verdade isso acontece mesmo, enquanto você não estiver de todo flexível talvez a perna de trás dobre mesmo, mas o que você deve fazer é tentar manter a sustentação da perna sem dobrá-la pois assim forçará mais o exercício ok? Na verdade não tem segredo, é mais o esforço mesmo de manter a perna esticada... espero ter te ajudado :)

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  36. Ajudou muito essas dicas, mas quanto tempo mais ou menos eu conseguirei abrir zero? As Borboletinhas estou fazendo bastante assim quero começar!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu diria que pelo menos um mês ou dois de esforço pesado, daí é certeza que consegue ^^

      Espero ter ajudado!

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  37. amei vou tentar fazer isso
    brigada e posta mas
    vou ligada no seu blog
    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda... volte sempre!!!

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  38. amei vou tentar fazer isso
    brigada e posta mas
    vou ligada no seu blog
    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda... volte sempre!!!

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  39. obriga vc me ajudou muito eu estou treinando para o teste do bolshoi mas se eu nao conseguir eu vou para o sesc fazer aula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou ^^ Boa sorte no teste...

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Interessante, dá pra tirar umas ideias boas com essas informações. Sou praticante de arte marcial e vou recomendar esse blog para quem estiver interessado em uma maior flexibilidade corporal. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Maycon, Obrigada por gostar do post e indicá-lo... também tem a parte 2, depos dá uma olhadinha .... Obrigada pela visita e volte sempre!!!


      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  42. tenho 15 anos e quero fazer ballet todo mundo diz que não vou conseguir pq sou toda travada com esses exercicios acha que em quanto tempo consigo ficar mais flexivel ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Val... pode deixar pra lá esse povo que fala que você não vai conseguir... muitas pessoas não são nada flexíveis até entrar no ballet. Com muita persistência em cerca de 2 meses e pouco já vai estar bem flexível :)

      Espero ter ajudado!!!

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  43. oiee e quando tem aquelas dores musculares..tipo um dia eu to quase conseguindo e no outro eu travo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Malliank, é normal ficar bem dolorido(a) quando fazemos sequencias de alongamentos sem ter costume. Eu mesma, quando comecei a estabelecer essa rotina, tinha dias que eu mal conseguia andar rsrs.

      Daí, por esses músculos já estarem doloridos fica mais difícil de alongá-los no dia seguinte. Daí vem a sensação de estar travando, os músculos já estão sensíveis e para se protegerem eles não deixam que você exceda os limites dele.

      Uma dica que deixo pra você é tomar cuidado pra não forçar muito seus músculos. Alongue-se mas não deixe a dor ser maior que um desconforto, pois se você passa dos limites é certeza que ficará muito dolorido(a) no dia seguinte e seus músculos travarão um pouco, mas se alongar apenas até o seu máximo, seus músculos não ficarão tão sensíveis.

      Espero ter ajudado!

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  44. n consegui todos hj mais vou tentar todos os dias e eu vou conseguir ...mto obrigado pelas dicas vou tentar o espacate

    ResponderExcluir
  45. Oiii, consegue mesmo!!! Persistência é tudo :)

    Fico feliz que tenha gostado das dicas ^^

    Beijos, Boneca Bailarina!!!

    ResponderExcluir
  46. Olá, eu amei as dicas,aliás amei o blog .. eu nunca fiz ballet, mas em dois dias já estou conseguindo tocar meus pés com um pouco de facilidade, porém não consigo fazer o 6°,7° e 9° alongamento, demora muito tempo para conseguir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tainara, primeiramente obrigada pelo elogio ao blog :)

      Mas quanto à sua pergunta, é normal não conseguir fazer muito bem os exercícios no início pois seu corpo ainda estará totalmente travado, mas se continuar se alongando diariamente, em uns dois ou três meses você já vai estar conseguindo fazer esses que você está tendo dificuldade. Desculpa a demora em responder... e boa sorte nos exercícios!!

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
    2. Ok, irei continuar me esforçando, obrigada.

      Excluir
    3. Obrigada vc minha flor!!! Beijão!!!

      Excluir
  47. Olá, eu tenho uma dúvida ..
    Tenho uma perna mais flexível que a outro, oq devo fazer? Treinar mais o lado menos flexível?
    Bjs e obrigada pelas dicas ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, basicamente é isso mesmo. Quando você fizer algum alongamento, permaneça um tempinho a mais na perna que é mais travada, e aos poucos elas irão se igualar. Mas enquanto isso não acontece, fica tranquila, isso é completamente normal, quando se é destro a perna direita sempre tende a ser mais flexível mesmo, e quando se é canhoto, a perna esquerda. Mas com o tempo você resolve isso :D

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  48. Acabei de fazer os alongamentos,nossa meu corpo está todo dolorido,nunca fiz ballet então deve ser por isso que estou toda travada rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs é normal :D

      Todo exercício físico pesado que a gente faz pela primeira vez, judia um pouquinho do corpo, mas se você se manter regular nos alongamentos, logo seu corpo se acostuma e você não vai sentir mais nada :)

      Obrigada pela visita!!!

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  49. Eu ameiii muito muito muito seu blog , to quase me casando com ele , parabéns querida :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha Obrigada minha flor! Fico muito feliz!!! Volte sempre :D

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  50. Nossa, parabéns!!! Esse blog é maravilhoso, adorei a dica de alongamento. Sou dançarina de dança do ventre e preciso ficar mais flexível para realizar os movimentos de forma mais suave e preciso urgente treinar um cambré para uma coreografia. Vou começar hoje mesmo! Um grande abraço e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que gostou Luciana. Fico muito feliz em poder ajudar, e espere que alcance seu cambré logo :) Ah, por falar nisso, tem uma postagem mais recente ensinando a alongar as costas, provavelmente vai te ajudar bastante também. Volte sempre sua linda! Mil beijossss

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  51. Olá Boneca Bailarina,ótimas dicas!
    Tenho 23 anos,vou começar a fazer ballet,será que tenho chance de conseguir fazer esses alongamentos?
    Beijoo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que bom que gostou das dicas. Claro, consegue sim... pode ser que no início seja difícil, mas se for bem dedicada, em pouco tempo estará bastante alongada. Obrigada por visitar o blog, volte sempre!

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  52. Oi Boneca Bailarina!!
    Comecei a fazer ballet a 3 semanas e já consigo fazer muitas coisas, graças a suas dicas, muito obrigada. Outra coisa... Tenho 13 anos será que eu consigo chegar ao ballet profissional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, desculpa a demora em responder. Fico feliz que minhas dicas tenham sido de ajuda :)
      Acredito que consegue sim chegar ao profissionalismo, mas você precisa se dedicar muito pra alcançar as meninas que começaram mais novinhas. Então, nunca desista, qualquer coisa é possível se você acreditar e for esforçada :) Boa noite, minha flor!!!

      Beijos, Boneca Bailarina

      Excluir
    2. Olha eu realmente tento chegar ao nível delas mas é muito dificil, ás vezes parece que nada ocorre como eu quero, nem ao menos chega perto mas a professora disse que eu sou bem esforçada porque eu consegui zerar a abertura lateral em duas semanas e tenho muita facilidade em pegar os exercicos porém eu sou horrível com memória, chego em casa esqueço tudo então venho no seu blog procurar alguns... Obrigado ♥♥

      Excluir
    3. Isso mesmo querida, se sua professora disse que você é esforçada, ela mais do que ninguem conhece seu nível, então isso quer dizer que está fazendo progresso. Quanto à memória, realmente é um problema para muitas bailarinas lembrar as sequencias e os passos. Fico feliz que recorra ao meu blog pra te ajudar, por isso, assim que puder vou fazer um post de como treinar a memória ok? Volte sempre querida!!!

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  53. Olá, que lindo seu blog. Suas dicas são maravilhosas. Eu amei os desenhos!! Quanto talento!! Pena que eu sou velhinha pra fazer esses alongamentos, tenho 26 anos!!! rs
    Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah minha flor, obrigada, fico feliz que tenha gostado do blog e dos desenhos!!
      Que é isso moça? Você não é nada velha rsrs ...Pode acreditar que se você tentar você consegue ;)

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  54. Sou praticante de arte marcial.
    Me ajudou também. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!!! Fico feliz em ter ajudado!!!

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  55. Ooiii, peguei esse texto para colocar em meu blog ok ?
    Link : http://unknowns2girl.blogspot.com.br/

    Não se preocupe, deixei todos os créditos ao seu blog no final do texto, obrigada

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok querida! Fico feliz que tenha me avisado e colocado os créditos... queria muito que todos tivessem essa consciência :) Obrigada por ter gostado do meu post e tê-lo compartilhado ;)

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  56. estou seguindo seus exercicios e cada dia esta melhorando estou quase acabando de termina a abertura quando chegar ao chao venho aki comentar ...... OBS : SOU Menino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Vinicius. Fico feliz que minhas dicas estejam ajudando você. Vou esperar pelo seu comentário mais pra frente hein?

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  57. Poxa nunca consegui chegar ao chao mesmo me esforçando fazendo mais alongamentos nao consigo existe algum alongamento que possa me ajudar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Vinicius, na verdade, todos estes alongamentos que estão no post vão te ajudar... mas é preciso que tenha calma, e ao mesmo tempo persistencia. às vezes parece que alongar não está adiantando nada, mas acredite, os resultados estão vindo aos poucos, e logo logo você vai perceber :)

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  58. ameiii !!! ajudou muito, obrigada,pelas dicas e por criar esse blog maravilhoso! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Vitoria, obrigada você querida! Fico feliz que esteja gostando. Volte sempre ;)

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  59. Adorei o blog, fiz ballet quando tinha apenas 6 anos só fiz uns 8 meses e não cheguei a fazer completamente o espacate, hj eu tenho 15 anos e gostaria de tentar atraves desses exercicios. Consigo esticar bem as pernas mas nao consigo exatamente colocar as minhas maos ao chao quando minhas pernas estao esticadas porque doi um pouco, mas enfim gostaria de saber se em 3 meses irei conseguir e se a alimentação correta e muita hidratação ajuda? :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thaina, tudo bem?
      É normal sentir um pouco de dor quando se estica bem os joelhos nos exercícios, é sinal de que está fazendo certinho.
      Quanto ao prazo da abertura, é meio difícil dizer. Muitas pessoas já são flexíveis por natureza e não sabem, então acabam adquirindo flexibilidade mais rápido. Outras já são mais durinhas e necessitam de muito esforço.
      No mais, eu diria que é possível sim chegar à abertura em uns 3 meses, mas precisa treinar sem descanso, todos os dias por pelo menos 1 hora, sem desculpas rsrs.
      Alimentação e hidratação são muito importantes quando se envolve em um exercício, para evitar que o corpo fique 'desgastado', mas acredito que no fator flexibilidade não ajude muito não.
      Então, espero que consiga sua abertura!!! Depois volta pra dizer se deu certo ;)

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  60. Olá eu já fazia alguns exercícios desses que nos mostrou.Agora vou aplicar o restante que não lembrava,ou não sabia que poderia me ajudar.Gostei muiiito das dicas,agora tbm já sei quanto tempo para cada exercício.
    Muito obrigado!Agora mais q antes não vou dar folga as minhas pernocas.Por q ainda falta um tanto para a abertura de lado.E quero muito conseguir.Amanhã já vou fazer tudo q nos ensinou. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Andréia, que ótimo!!! Fico super feliz de saber que estou ajudando :)

      Você parece ser uma pessoa muito persistente, vai ver que em pouco tempo de dedicação você vai conseguir. Depois volta pra dizer como está indo querida! Obrigada pela sua visita!!!

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  61. Olá meu Nome é Ana Carolina e queria saber se posso ser bailarina profissional,tenho 15 anos,faço ballet tem um ano e meio e faço jazz também com quase 3 anos? ...... como posso deitar em sapinho?sempre quando eu faço isso nas aulas eu não consigo fazer direito,nada encosta no chão ai fica um sapinho bem bizarro........ eu queria fazer uma audição para Escola Estadual de Dança Maria Olenewa que faz parte do theatro municipal ...ainda posso fazer essa audição mesmo não estando na ponta? .... estou no 1 básico ainda ............ heelllppp mmeeee ........................ seu blog é perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Carolina, Bom dia!!! Pois é, realmente pra nós bailarinas que começamos tarde é bem mais difícil conseguirmos profissionalizarmos nossa dança um dia, mas nada é impossível. Se você for bem esforçada e dedicada ao máximo, é bem possível que ainda consiga!

      Quanto ao sapinho, eu não entendi direito rsrs. O que está acontecendo? O que você está fazendo errado? Tenta explicar de novo o que está saindo estranho pra ver se eu consigo te ajudar :)

      Quanto à audição, eu não conheço muito o método deles, mas geralmente, em escolas muito concorridas, eles dão preferencia para meninas que já estão na ponta, pois serão melhores usadas nos repertórios. Mas por via das dúvidas, quando abrir o edital de inscrições no site, baixe-o e leia as qualificações necessárias, pode ser que isso seja ou não uma exigência :)

      Espero ter te ajudado querida!!!

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  62. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  63. o meu bumbum sobe quando desço minha perna

    ResponderExcluir
  64. aí so consigo fazer com meu pé em cima e não com tudo encostadinho no chão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal querida,isso acontece porque você ainda não tem o alongamento necessário para encostar tudo no chão. O certo então é que você pense em encostar somente a área dos seus joelhos até seus pés inteiramente no chão.Assim seu bumbum vai ficar mais alto mesmo, e também não vai conseguir encostar a barriga no chão. Agora estará certo.
      Seu objetivo agora é conseguir ir abaixando seu bumbum e coxas cada vez mais, e assim alcançar o chão com essa parte que não encosta, mas sem nunca tirar aquela área dos joelhos até os pés do chão. Se tiver alguém pra ajudar, peça que empurre seu bumbum, daí você vai sentir alongando bastante :)

      Tenta agora e me fala se deu certo ;)

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  65. Olá acho que não recebe muitos comentarios de meninos kkkkk
    Bom sou atleta de taekwondo,tenho uma flexibilidade legal até,porém gostaria de conseguir abertura total por que isso ira me ajudar muito.Já conhecia varias exercicios mas alguns não e vou começar a fazer todos pra ver se ajuda.Gosto muito do Ballet porem não tenho muito tempo para essa arte..e tbm tem a questão de ser adolescente e ter 15 anos,e ter medo de certos comentarios de amigos e familiares,comecei a pesquisar por conta de uma menina que gosto acho muito legal essa arte....parabens pelo Blogger acho que assim que escreve kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa, tudo bem? :)

      Fico feliz que alguns alongamentos sejam novos pra você, e espero que eles te ajudem muito.
      Quanto à sua cisma com o ballet, tudo bem, é super normal ter um certo receio nessa questão, mas se realmente tiver vontade de fazer ballet um dia, procure relevar, nunca se prive de qualquer coisa por causa de outros.
      Que bom que gostou do blog, fico muito agradecida ;)

      Volte sempre meu querido!

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  66. Ola! Acompanho seu blog faz meses! Acho todas as dicas muito boas e esse incentivo que voce da nas postagens eh lindo tbm!

    Bom...eu treino grand eccart TODO SANTO DIA e ja tenho uma flexibilidade boa, mas nao consigo encostar tudo no chao, ja encosto joelho etc, mas tudo ainda nao, e chega perto.
    Acontece que parece que eu "parei" me melhorar. Sabe nao vejo mais melhoras e faco esse e todos os alongamentos necessarios todos os dias durante uma hora.

    sei que meu caso nao eh como das pessoas que nao podem fazer espacate por impossibilidades anatomicas pq ja fiz quando crianca.

    gostaria de saber quanto tempo em media uma pessoa que quase encosta no chao vai conseguir encostar tudo. Falta a medida de 4 dedos mais ou menos.
    Parece que nao melhoro... se pudesse me aconselhar agradeceria muito!
    otimo blog!

    =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luisa, primeiramente quero pedir desculpas pela demora para responder, e queria também agradecer pelos elogios, fico super feliz que acompanhe o blog :3

      Agora, quanto à sua dúvida...

      Eu também demorei um tempo pra alcançar meu primeiro grand écart, foi o de quarta com a perna direita. Teve um estágio, também faltando bem pouquinho, que comecei a achar que não estava mais melhorando, e às vezes pensava até que estava retrocedendo... isso acontece muito! Fiquei desesperada por achar que estava fazendo os exercícios de forma errada e possivelmente me lesionando, pois parecia que eu estava ficando mais dura, em vez de mais flexível. Porém, em algum tempo isso foi passando, e fiquei feliz quando alcancei o chão. O que eu percebi foi o seguinte... principalmente quando falta pouco para conseguir, às vezes acabamos sobrecarregando os músculos com exercícios mais pesados, ou tentando descer além do que conseguimos, para tentar chegar logo no chão. Daí, dessa forma, como o músculo não está acostumado, ele pode ficar alguns dias dolorido, ou um pouco mais rígido, como forma de se proteger. Aí vem a sua sensação de não estar mais melhorando.
      Mas acredite, isso é uma leve ilusão, mesmo que seja pouco, você está melhorando todos os dias sem dúvida!
      Meu conselho: Continue se alongando, mas tome cuidado para não forçar muito, além de ter a impressão de retroceder, pode ainda distender um músculo, isso é perigoso, então tome cuidado.
      Se faltam apenas 4 dedos, e você continuar alongando todos os dias, acredito que em um mês no máximo você consegue!!!
      Quando conseguir me deixa mais um comentário, vou ficar feliz em saber que conseguiu :)

      Espero ter ajudado!!!

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  67. meu sonho ser bailarina mais eu não sou muito mole mais vou fazer esses alongamentos todo dia agora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tem o sonho você consegue Brenda :) Boa sorte e meus votos de felicidade ao alcançá-lo.

      Obrigada pela visita!!!

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  68. Olá Boneca Bailarina, meu nome é Ana Beatriz meu sonho era fazer ballet desde meus 5 ou 6 anos de idade só que nesse tempo eu não tinha condições agora que eu faço estou muito feliz eu tenho bastante elasticidade só falta um poquinho para mim abrir inteiro o espacate ,gostei do seu blog e vou fazer esses exercícios todos os dias quem sabe eu consigo abrir o espacate ??? obrigado pela dica..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Ana. Fico feliz que esteja realizando seu sonho :)
      Percebo que você é uma pessoa muito persistente, com certeza vai conseguir sim abrir o espacate, logo logo já vai estar negativando ^^

      Desejo-lhe sucesso!!!

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  69. oooi meu nome é joyce , já fiz ballet , só que tive que sair e perdi os alongamentos. comecei os alongamentos do seu blog hj e confesso que doeu kk ,mas tenho certeza que com o tempo vou conseguir realizar meu sonho de novo graças ao seu blog maravilhooooso ! muito obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce, que ótimo!! Fico feliz em ter ajudado! Boa sorte na sua jornada de alongamentos ;)

      Beijossss

      Excluir
  70. já consegui abaixar a borboleta ! ê ê tô mó feliz

    ResponderExcluir
  71. Oi, tudo bem? Seu blog é lindo, parabéns! Comecei a fazer ballet com uns 6 anos e desisti, hoje tenho 19 e me arrependo profundamente de ter saído, queria encontrar algum lugar que desse aulas para pessoas da minha idade mas como estou naquela transação de vestibular e faculdade meu tempo fica bem confuso. Espero algum dia poder recomeçar. Adorei as dicas vou começar ainda hoje. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, boa sorte na sua jornada querida! Espero que consiga alcançar seus objetivos, que consiga concluir sua faculdade e quem sabe mais pra frente voltar a esse mundo maravilhoso do Ballet. Te desejo tudo de bom!!! Volte sempre minha flor!
      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  72. Oii, tudo bem? Então, eu me alonguei, fiquei dolorida (pensei: isso é normal!), mas agora depois de dois dias minhas pernas ainda estão doendo e parece que minha flexibilidade "sumiu", nunca aconteceu isso comigo. É normal? Obrigado, ótimo blog.

    ResponderExcluir
  73. Oiiii! É normal sentir uma dorzinha na parte inferior das costas enquanto faz alguns desses exercícios? Bjs. Adorei o blog!

    ResponderExcluir
  74. Olá, posso aprender sozinha em casa ou tenho que fazer uma aula de Ballet ? Adorei muito seu blog, mas tem alguns exercícios que não consigo fazer porque não tenho muita flexibilidade, se der pra aprender em casa mesmo me responde .

    ResponderExcluir
  75. esses exercícios me ajudaram bastante mt obg vlw mesmo

    ResponderExcluir
  76. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  77. oi boneca bailarina,adorei o blog,gostei das coisas que vc postou,e adorei as sugestões que colocou para a flexbilidade,também gosto bastante de ballet mas meus pais não tem condições de pagar uma escola pra mim,eu tenho 11 anos e acho que não tenho mais idade pra fazer aulas meus pais também acham isso,queria saber oq vc acha a respeito disso,só mais uma pergunta,se eu fizer esses movimentos e possivel eu desenvolver alguma coisa ou tenho que fazer ballet,pois vou conseguir fazer espacate fazendo isso diaramente...espero que pense na resposta que vai me dar e responda mais rapido possivel,pois quero uma opnião e queria que essa opnião seja de vc...espero a responta bjs continue assim...obg.

    ResponderExcluir
  78. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  79. E se você for iniciante e bem inflexivel? Tem alguma dica? Quase todos os movimentos eu nao consigo fazer...

    ResponderExcluir
  80. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  81. é presiso partir algum osso dobrar ''?''

    ResponderExcluir
  82. Olá, meu nome é Clara, fiz balé por três anos e eu realmente gostava no entanto tive que sair. Se passaram quatro anos desde então, mas nesse tempo sempre continuei dançando, em casa mesmo, não ballet, e sim outras artes; felizmente, eu não perdi muito da minha flexibilidade, mesmo não praticando todos os dias :) ainda consigo abrir espacate, frontal e lateral. Pretendo fazer uma audição em breve para canto, outra coisa que gosto muito de fazer, e vou ter que enviar um video meu dançando, por isso resolvi procurar voltar a praticar um exercícios para ficar mais flexível! Seu blog me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  83. Oi adoreiiii. Ahh só uma perguntinha tenho 26 anos e sou iniciante . Gostaria de usar sapatilha meia ponta vermelha tem? E como posso combinar. ? Kkk estou meio perdida.

    ResponderExcluir
  84. Oi adoreiiii. Ahh só uma perguntinha tenho 26 anos e sou iniciante . Gostaria de usar sapatilha meia ponta vermelha tem? E como posso combinar. ? Kkk estou meio perdida.

    ResponderExcluir