sábado, 12 de abril de 2014

Dicas Para Dar Aulas Para Turmas de Baby Class



Olá bailarinos e bailarinas!!!

Quem já viu uma aula de Baby Class sabe o quanto as crianças tendem a ficar entediadas e inquietas. Por isso, é importante que essas aulas sejam bem dirigidas a fim de que sejam aulas estimulantes ao invés de maçantes.
    Assim, vou deixar algumas dicas de como dirijo minhas aulas para ajudar vocês que querem seguir na carreira de professoras.

Música: A escolha das músicas para as aulas deixa as crianças muito entusiasmadas. Eu reparei que elas ficam muito mais radiantes e empolgadas quando coloco músicas que elas conhecem. Não necessariamente a aula precisa ser feita inteira só ao som de piano, como em turmas avançadas, no caso do Baby coloquem músicas dos filmes da Barbie, Rapunzel, Branca de Neve, etc. As minhas alunas amam a música tema do filme Enrolados e a do filme Sapatilhas Mágicas da Barbie, mas essas são só sugestões, vocês podem escolher as que elas gostarem mais.
Essas músicas são boas para os alongamentos, mas durante os movimentos, caso queira colocar músicas mais a ver com o ballet, coloque músicas de variações e repertórios. Eu gosto das músicas do ballet Quebra Nozes, o Trois de Mirlitons, a Valsa das Flores, a Dança Chinesa e a Música de Abertura são bem animadas. Também gosto das músicas do ballet Lago dos Cisnes e Bela Adormecida.
Porém, nada te impede também de colocar de vez em quando umas músicas tradicionais, no piano.

   Alongamentos: Os alongamentos não devem causar dor demasiada nas crianças, pois diferente de alunas mais velhas, crianças na idade do Baby Class tendem a ser mais sensíveis, então podem chorar e se traumatizar com alongamentos muito pesados. Tudo deve ser leve e moderado, então vamos à alguns exemplos:

Borboletinha: Faça uma grande roda com as crianças e sente-se com elas no chão. Peça que fiquem em posição de borboletinha. Finja que tem um tubo de cola imaginário e demonstre que está colocando cola na mão de cada uma delas. Esfregue suas mãos e diga pra elas: -Vamos passar cola nas mãos! Em seguida coloque as mãos nos pés e peça que elas façam o mesmo. Explique que agora as mãozinhas estão coladas nos pés, por isso não devem desgrudar de lá de forma alguma. Ensine-as a como fazer o movimento das asas de borboleta. Se quiser cante com elas a música da borboletinha, sim, aquela: “Borboletinha, ta na cozinha, fazendo chocolate, para a madrinha...” elas vão gostar.
Mande que batam as asas bem rápido, e depois bem devagar, isso trabalha a coordenação das pequenas.

Cheiro de Chulé: Ainda na borboletinha, pergunte se elas têm chulé. Então sugira que verifiquem se tem ou não chulé colocando o narizinho no pé e voltando. Depois de repetir isso algumas vezes, peça que ao chegarem nos pés contem junto com você até oito.

Barquinho: Ainda na borboletinha, peça que elas se balancem de um lado para o outro. Assim elas irão sentir os ísquios no chão e vão relaxar um pouco.

Costas de Bailarina, Costas de Bruxa: Ainda sentadas, peça que elas deixem as costas bem retas e com postura, diga que essas são as costas de bailarina. Em seguida, peça que relaxem a coluna e diga que essas são as costas de bruxa. Faça caretas para simbolizar a bruxa e sorria param simbolizar a princesa. Assim, sempre que durante um exercício elas ficarem relaxadas fora de hora lembre-as que essas são as costas de bruxa. Na cabeça delas, no mesmo momento irão ligar isso às caretas, percebendo que é o errado.

Pé de Palhaço, Pé de Bailarina: Ainda sentadas, peça que estiquem as pernas. Você pode escolher se quer que coloquem as mãos na cintura ou nos joelhos. Na cintura ajuda a manter as costas com postura, nos joelhos ajuda a lembrar de não dobrá-los. Fica a critério.
Peça que estiquem as pontas dos pés e defina isso como pé de bailarina, depois peça que façam flex e defina isso como pé de palhaço. Repita várias vezes e depois peça que deixem um pé em ponta e um em flex, e assim vão trocando.

Pé de Pinguim, Pé de Sereia: Na sequencia dos pés de palhaço e pés de bailarina, vamos adicionar os pés de pinguim e pés de sereia. Comece com os pés de palhaço, abra os pés en dehor e defina isso como pé de pinguim. Em seguida estique as pontas dos pés e defina isso como pés de sereia. Agora vire os pés en dedans de novo, voltando para os pés de bailarina.

Cabeça, Ombro, Joelho e Pé: Cante essa música com as crianças e quando chegar no pé, fique por pelo menos oito tempos.

Piscina: Ainda sentadas peça que abram bastante as pernas e juntem pezinho com pezinho, formando uma piscina com as amigas.

Ouvindo os Joelhos: Com as pernas ainda bem abertas, peça que tentem colocar os ouvidos nos joelhos para escutar o que os joelhos querem dizer. Algumas vão querer dizer o que os joelhos estão dizendo, atente ao que elas tem a dizer, nunca as ignore, pois se fizer isso elas provavelmente ficarão acanhadas de se expressar com você novamente. Se alguma delas disser que não ouviu nada, sugira ‘acordar os joelhos’ batendo de leve neles, elas provavelmente acharão isso muito divertido.

Poses: Ainda com as Pernas abertas, peça que elas façam poses de bailarinas, como se fosse tirar fotos. Peça que coloquem primeiro as mãos no chão com as costas de bailarina, em seguida os cotovelos no chão, apoiando o rosto com as mãos, e por fim a testa no chão. Peça que fiquem com a testa no chão pelo menos oito tempos.

Sapinho: Peça que façam sapinho e depois tentem colocar os pés na cabeça, mas não force muito esses exercícios para não provocar demasiada dor nas pequenas.

Passos: Agora, é importante que as crianças também aprendam passos de ballet, mas para não ficar enfadonho procure transformar também esse momento em algo divertido.

Recortes de EVA: Faça alguns recortes em diferentes formatos coloridos para demarcar a sala. Podem ser flores, bolinhas, quadrados, triângulos, mas sempre devem ser em tamanhos visíveis à distancia. Use estas bolinhas para demarcar os exercícios, por exemplo, “vamos fazer chassés até chegar na bolinha vermelha”. Funciona bem e faz as crianças terem melhor noção do espaço à sua volta. Você também pode usar estes recortes para demarcar o espaço de cada uma na montagem das coreografias, e também trabalhar o equilíbrio delas pedindo que coloquem o recorte na cabeça e andem com ele em meia ponta até determinado local sem deixá-lo cair.

Cestinha: Para ensinar as posições dos braços para as pequenas, simbolize que é como segurar cestinhas, melancias ou bolas do Kiko, assim elas pensarão em coisas redondas e ficará mais fácil assimilar a posição certa.

Pontinhas: Procure assimilar o termo “tendu” com “pontinha”, será mais fácil para as pequenas entenderem. Por exemplo, “pontinha na frente, pontinha ao lado” ao invés de “tendu devant, tendu a la seconde”.

Sequências: Passe sequências fáceis para estimular a memória das alunas. Passe skips,  chassés, sautés, echappés, tanliés, elevés e caminhadas na meia ponta, mas sempre usando a criatividade para não tornar a passagem dos passos uma coisa chata.

Termos criativos: Use termos como “abre a janelinha” ao invés de “plié”, coisas criativas ficarão mais gravadas nas mentes das pequenas. “Braços de bailarina”, “mãos de princesa”, “mãos de siri”, etc, serão termos mais fáceis de ficar gravadas.

Brincadeiras: Quando faltarem poucos minutos para a aula acabar, tipo uns 15 minutos mais ou menos, faça brincadeiras com as crianças. Podem ser brincadeiras relacionadas ao ballet ou não. Se quiser que tenha relação com ballet, experimente brincar de estátua, mas sempre que a música parar elas devem parar em primeira posição, com as mãos na cintura, em meia ponta, etc. Mas se quiser que esse seja apenas um momento de distração(que as crianças apreciam muito) , use brincadeiras comuns, como “linda rosa juvenil”, “atirei o pau no gato”, “se eu fosse um peixinho”, “lencinho branco”, entre outras.

Historinha: Para finalizar a aula, conte ou leia uma historinha para as crianças. Procure estimular a criatividade delas, por exemplo, digamos que na história fale de um coelhinho que estava roendo cenouras, então pergunte a elas como o coelho faz para roer a cenoura e peça que todas imitem o movimento. Em geral incorporar a história é muito divertido. Mostre as gravuras do livro e explique cada uma delas. Opte por livros ilustrados com poucas informações, livros muito complexos, com poucas gravuras, por mais que sejam infantis, tendem a ser chatos para crianças dessa idade.

Bom meninas(os), se querem ser professoras(es), espero que essas dicas tenham sido de ajuda. Na verdade, nas minhas aulas ainda utilizo muito mais métodos, mas essa postagem já ficou gigantesca, então chega de tanta informação hehehe.
No mais, procure dar seu próprio toque em cada aula, não seja uma cópia da sua professora, tenha seus próprios métodos. Não saia do rumo das aulas, mas procure sempre ser diversificada(o) e criativa(o) em cada aula.

Por hoje vou ficando por aqui.


Beijos, Boneca Bailarina!!!


20 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que gostou do post :)

      Volte sempre querida!!!

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  2. Adorei!!!!!!! Podia, mais a frente, dar mais dicas de aulas lúdicas com baby class! Sempre precisamos de novas ideias!!!! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júlia, pode deixar, assim que possível faço a parte 2 do post ^^ Obrigada pela dica... beijos!!!!

      Excluir
    2. Oi flor... estou dando continuidade ao blog em outro endereço, se puder, dá uma visitadinha lá, comenta alguma coisa, segue, qualquer interação é bem vinda haha... o endereço do blog novo é:

      http://plumasdemetal.blogspot.com.br/

      Conto com sua ajuda amore... obrigadaaa!

      Beijos, Boneca Bailarina!

      Excluir
  3. Amei as dicas, mais eu queria saber aonde você baixa musicas do tipo barbie essas coisas pro aquecimento, por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juuuh, dá pra procurar no Youtube. Digite música tema e coloque o filme que escolher, tipo "Música Tema Barbie e as Sapatilhas Mágicas" ou Música Tema Frozen" e assim por diante, daí depois é só baixar e se divertir com as pequeninas.
      Espero ter ajudado. Beijão ^^

      Excluir
    2. Oi flor... estou dando continuidade ao blog em outro endereço, se puder, dá uma visitadinha lá, comenta alguma coisa, segue, qualquer interação é bem vinda haha... o endereço do blog novo é:

      http://plumasdemetal.blogspot.com.br/

      Conto com sua ajuda amore... obrigadaaa!

      Beijos, Boneca Bailarina!

      Excluir
  4. Perfeito!! Vou começar com uma turma e suas dicas serão fundamentais! Obrigada e muito sucesso!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! fico feliz em ter ajudado!

      estou dando continuidade ao blog em outro endereço, se puder, dá uma visitadinha lá, comenta alguma coisa, segue, qualquer interação é bem vinda haha... o endereço do blog novo é:

      http://plumasdemetal.blogspot.com.br/

      Conto com sua ajuda amore... obrigadaaa!

      Beijos, Boneca Bailarina!

      Excluir
  5. Me ajudou MUITO, vou ter a minha primeira turminha Baby Class segunda-feira e estava atrás de dicas para iniciar. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal... boa sorte com suas pequenas *--*

      Eu estou dando continuidade ao blog em outro endereço, se puder, dá uma visitadinha lá, comenta alguma coisa, segue, qualquer interação é bem vinda haha... o endereço do blog novo é:

      http://plumasdemetal.blogspot.com.br/

      Conto com sua ajuda amore... obrigadaaa!

      Beijos, Boneca Bailarina!

      Excluir
  6. Parabéns florzinha *-*
    muito bom,algumas coisas ja uso...
    mas vou aderir as outras dicas em minhas aulas tbm .
    Obrigada e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal... fico feliz em ter te ajudado ^^

      Eu estou dando continuidade ao blog em outro endereço, se puder, dá uma visitadinha lá, comenta alguma coisa, segue, qualquer interação é bem vinda haha... o endereço do blog novo é:

      http://plumasdemetal.blogspot.com.br/

      Conto com sua ajuda amore... obrigadaaa!

      Beijos, Boneca Bailarina!

      Excluir
  7. Respostas
    1. Que bom que gostou *--*

      Estou dando continuidade ao blog em outro endereço, se puder, dá uma visitadinha lá, comenta alguma coisa, segue, qualquer interação é bem vinda haha... o endereço do blog novo é:

      http://plumasdemetal.blogspot.com.br/

      Conto com sua ajuda querido... obrigadaaa!

      Beijos, Boneca Bailarina!

      Excluir
  8. Adorei as dicas, muito boas... Adorei o método de ensino, com certeza minhas aluninhas vão se divertir e aprender mais nas aulas.
    Otimo trabalho, parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas, muito boas... Adorei o método de ensino, com certeza minhas aluninhas vão se divertir e aprender mais nas aulas.
    Otimo trabalho, parabéns.

    ResponderExcluir