sábado, 9 de junho de 2012

Existe idade ideal para fazer Ballet? (Sou muito velha para começar?)




      Estou muito velha para começar a fazer Ballet? Essa ainda é a dúvida de muitas pessoas hoje em dia. Porém, estou aqui hoje para acabar com essa pergunta.
      A maior dúvida quanto a iniciar o Ballet depois que já se é adulto é a questão da flexibilidade. Muitos acreditam que não se ganha mais flexibilidade depois que o tempo passa, mas isso não é verdade não. Pra falar a verdade, sempre dancei em pontos de cultura, então iniciei no Ballet com uns sete anos e parei cerca de dois anos depois já que coisa de graça é sempre incerta. Fiquei até os treze aprendendo ballet com professoras de educação física, ou seja, nada a ver rsrsrs. Daí, nesse meio tempo não adquiri flexibilidade nenhuma já que as aulas eram somente uma vez por semana e a parte da aula que tinha alongamentos era muito curta. Continuei uma travada.
    Assim, depois de muito tempo, cá estou eu, prestes a completar dezoito anos, e resolvi retomar as aulas de Ballet. Comecei a me alongar em casa para ter um melhor desempenho nas aulas, e para minha surpresa em menos de três meses de aula já consigo uma abertura zero. Estou me aprimorando cada vez mais na flexibilidade apesar de não estar na idade considerada ideal para começar a dançar.
   É claro que quando se tem três anos de idade é muito mais fácil conseguir flexibilidade, mas quando já se é adulto, não é impossível, só basta ter iniciativa e força de vontade.
   Tem ainda outras coisas muito legais sobre fazer Ballet quando se é adulto. Você com certeza será disciplinada e absorverá as aulas muito melhor do que uma criança faria. Também melhorará sua postura o que pode te ajudar até no dia a dia, minimizando dores nas costas, por exemplo. Sem esquecer é claro da satisfação, o bom humor e a alegria que a dança traz aquele que a adota.
   Procure turmas de Ballet adulto iniciante, assim você encontrará outros que assim como você deixaram o tempo passar, mas não perderam seus sonhos.
    Portanto, se você tem de dez a noventa e nove anos e se acha velha demais pra dançar, pode acreditar e eu incentivo, dance sim, e seja feliz!!!

Beijos Boneca Bailarina!!!

27 comentários:

  1. Tenho 21 anos mas tenho muita vontade de começar.Mas meu medo é não conseguir desenvolver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavia, eu entendo seu medo...quando retornei ao Ballet aos 17 anos, tinha feito aos 7 anos e esqueci muitas coisas, então era como se eu fosse uma iniciante ali. Tinha me endurecido toda, não me lembrava dos nomes dos passos, e muito menos sabia coordenar minha postura. Porém fui aprendendo tudo de novo aos poucos e agora estou conseguindo me sair uma ótima bailarina, já sei um monte de passos, faço abertura zero e vou passar pra sapatilha de ponta ainda este ano.

      Então, pode ter certeza que com esforço, dedicação e força de vontade vc também vai conseguir. É tudo questão de tempo :)

      Meus votos de confiabilidade pra vc querida!!!!

      Desejo-te muitos pliés...

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  2. Tenho 22 anos e quero começar ballet esse ano. Eu comecei a fazer alongamentos e alguns exercícios que melhoram a flexibilidade, em casa, sozinha, mesmo (aliás, meu namorado me ajuda empurrando um pouquinho ali, puxando um pouquinho aqui ahahahaha). Tive uma aula experimental gratuita numa escola de dança perto de casa e adorei ver que, em relação a flexibilidade, posso me comparar às mulheres que começaram a 6 meses atrás. Só nos passos que fiquei perdida, mas a professora foi muito atenciosa e me ajudou bastante. Adorei a aula experimental e vou continuar treinando a flexibilidade e procurarei aulas dos passos etc, enquanto não tenho aulas na escola. Quero muito fazer ballet, blogs como o seu têm me motivado bastante, então, obrigada e continue com o ótimo trabalho! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tallyta, fico feliz que tenha gostado do blog :)

      Quando a gente começa no Ballet tudo parece um bicho de sete cabeças, principalmente quando a gente vê as amigas de classe arrasando, a gente pensa "nunca que eu vou conseguir fazer isso" hahaha, mas nao se preocupe, aos poucos vc vai pegando e quando perceber, vc vai estar ainda melhor que elas rsrs.

      Desejo-te boas aulas... aqui vão meu votos de boa sorte a você, e um mega abraço pelo carinho que demonstrou pelo blog :)

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  3. Minha filha vai fazer 2 anos em junho, e estou pensando em coloca-la pra fazer aula de Ballet, o q acha? ela ainda é mto nova? sera q essas aulas serão proveitosas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, tudo bem???

      Olha, do mesmo modo que nunca é tarde para fazer ballet, também nunca é cedo demais, mas vale lembrar que a maioria das escolas só aceita crianças à partir dos 3 anos, e com 3 anos completos a criança tende a conseguir entender melhor as explicações da professora e absorve bem mais as aulas.

      Começar cedo é sempre muito proveitoso, mas cuidado, dependendo da situação, se você colocar ela nas aulas antes do tempo dela, e ela não se sinta preparada para as aulas, pode ser que mais pra frente ela perca o gosto pela dança por ter medo de ser tudo muito difícil para ela.

      Se eu fosse você esperava ela completar os 3 aninhos, mas aí fica à seu critério, afinal, você também precisa avaliar a condição mental da sua pequena, por exemplo, ela já se comporta como uma criança de mais idade??? Ela conseguirá saber diferenciar o momento de brincar e de fazer aulas??? Conseguirá entender que a autoridade na sala é a professora e que ela deve fazer tudo que a professora mandar??? Conseguirá aguentar no mínimo uma hora direta de aula??? Se sua resposta for sim, pode colocar ela sem medo, mas se sua resposta for não, ou talvez, espere o tempo dela, assim ela vai absorver muito mais o Ballet, e vai ser uma bailarina maravilhosa :)

      Espero ter te ajudado!!!

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  4. Olá, tenho 24 anos e começo o Ballet amanhã, sempre tive esse sonho e só agora tive a iniciativa de realizar, estou muito ansiosa e adorei as dicas do seu blog, principalmente as de alongamento, já que sou totalmente dura rsrs... mas como vou começar agora em breve tenho certeza que estarei com uma boa elasticidade... um bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila, espero que sua aula tenha sido boa, a primeira aula sempre dá um medinho, mas no fim dá tudo certo rsrs

      Fico feliz que tenha gostado do blog, qualquer sugestão ou dúvida que tenha, estou à disposição ok????

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  5. tenho 19 anos comecei a fazer balé recentemente, mas estava meio desacreditada pois não sou flexível, sou velha kk, e nunca tive aulas de balé quando era novinha, só que ao ler seu blog fiquei mais animada e determinada, Obrigada *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, fico super feliz que eu tenha conseguido te incentivar ^^ O objetivo é este mesmo...siga em frente e nunca desista!!!

      Tendo dúvidas ou sugestões, estarei à disposição!!!

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  6. Boa Tarde!!!
    tenho uma dúvida: eu fiz aula de ballet clássico dos 4 aos 11 anos, sendo 1 ano e meio com sapatilha de ponta. Parei por 3 anos, e quero voltar ano que vem. Eu terei que começar o curso do início novamente? ou será que pela experiencia anterior que eu tive, já posso entrar por volta do 3º ano?
    ps:.adoro seu blog!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amandaaa, tudo bem?? Desculpe a demora em responder, eu estava doente :P

      Olha, eu não diria ao certo em que ano você entraria, mas tenho certeza que não precisaria começar do zero de novo, pois já tem uma boa experiência.

      Pelo que me disse, acho que teria boas chances sim de entrar no terceiro ano, mas, pra ter certeza, que tal se você procurasse uma escola perto de você e pedisse pra fazer uma aula teste sem compromisso? Diga que quer retornar às aulas, mas primeiro quer ver onde se sente melhor e conhecer seu nível técnico antes de ingressas nas aulas. Assim, antes mesmo de entrar de fato nas aulas você já terá uma noção do seu nível técnico, em que ano vai ingressar, etc.

      Que acha da ideia??? :3

      Espero ter te ajudado!!!

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  7. Oi tenho 13 anos e nunca fiz aula de ballet,apesar de sempre ter admirado.Vou iniciar minhas aulas este ano,acho que na parte de flexibilidade não vou ter muito problema porque ja fiz aula de ginastica rítmica,e agora faço de Ginastica artística.Algumas pessoas dizem que para iniciar as aulas de ponta demora uns 3 anos,apesar de ginastica e ballet não terem nada haver,eu tenho um pouco de prática,isso pode fazer com que eu entre nas pontas mais rápido?
    Obrigada desde já,beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovanna, tudo bem? Então,a quantidade de tempo que vai demorar pra começar a usar as pontas vai depender muito do seu preparo físico e dedicação. Apesar de já ter feito a ginástica, como você mesma disse, são artes bem diferentes, então talvez isso e dê um empurrãozinho a mais, mas não garante que seu início nas pontas será mais rápido.
      Tem gente que já está apto para começar o trabalho nas pontas com 2 anos de ballet, ou até um pouco menos que isso, mas tem gente que demora mesmo 3 anos ou mais, por isso que digo novamente que é uma questão pessoal.
      Então, se você se esforçar bastante e for bem dedicada e aplicada nas aulas, pode ser que em pouco menos de dois anos seu corpo já esteja preparado e você já possa iniciar esse trabalho.
      Espero ter te ajudado! Se ainda restarem dúvidas pode ficar à vontade para perguntar mais ok? Ah, e não esqueça de seguir o blog hein? rsrs

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  8. Oi meu nome é Janaina tenho 18 anos e quero muito fazer Ballet , mais minh mãe diz que ja devia te começado quando mais nova , fiz algumas aulas e apresentaçoes na escola , me lembro somente do plie . eu posso começar a fazer com essa idade .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Janaina, desculpe a demora para responder. Olha, sendo bem sincera com você.... é claro que você pode começar :) Nunca se é velha demais para entrar nas aulas. Converse com sua mãe, mostre esse post pra ela e procure matérias sobre ballet iniciante adulto, provavelmente ela vai mudar de ideia. Boa sorte flor! Beijos

      Excluir
  9. Olá, meu nome é Shelen tenho 16 anos, comecei o Ballet aos 4 anos e parei aos 6, com 7 comecei a fazer jazz e parei aos 12, esse ano voltei a fazer Ballet, minha flexibilidade foi perdida quando eu parei o jazz e a agora eu estou penando pra voltar a conseguir fazer uma escala.
    Aprendi com o passar do tempo e olhando as meninas da minha escola que é melhor começar em uma dança aos 8 anos de idade, é realmente muito mais fácil prestar atenção e ganhar flexibilidade nessa idade, antes disso a aula para as crianças é sempre mais como um recreio em que em parte se aprende equilíbrio e flexibilidade, afinal é muito provável que uma criança só ira usar uma sapatilha de ponta a partir dos 12 anos.
    Estou adorando ter voltado para o Ballet e adorei o seu blog, não só me motivou a continuar a dançar como tem informações interessantes.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, desculpe a demora em responder. Seja sempre persistente, a flexibilidade perdida pode ser recuperada, quando vc menos perceber já estará alongadíssima de novo. Fico feliz que tenha retornado à dança e que tenha gostado do blog, fico super feliz por ajudar. Volte sempre minha linda.

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  10. Oi Boneca Bailarina meu nome é Manuelle e eu tenho 11 anos na minha escola vai começar o Ballet e eu queria muito entrar .
    Mas antes eu queria saber na minha idade eu posso COMEÇAR a fazer Ballet ? Porque nunca fiz na vida, eu só treinava com videos no youtube, e tenho outra pergunta quais as roupas necessárias para fazer o Ballet ?
    <3 Agradeço a sua atenção obrigada . <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola querida. Claro que pode, você é novinha ainda, vá sem medo que você vai se dar muito bem ;)

      Quanto às roupas, geralmente o básico é collant, meia e sapatilha. Algumas escolas não se opõem ao uso de sainhas e shorts, mas informe-se direitinho na escola em que pretende fazer aula, pode ser que eles exijam uniforme ok?

      Espero ter ajudado florzinha

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  11. Oi Boneca bailarina, tu tens toda razão quando dizes que para fazer aula de balé não tem idade, eu sou a prova disto, tenho 51 anos...é isto mesmo 51 anos e retomei as aulas de balé clássico (fiz até a minha adolescência) há dois anos, faço duas vezes por semana e no ano passado até participei do espetáculo Don Quixote (como cigana), foi lindo e maravilhoso. O que tem que ter é vontade e paixão pela dança, e o resto a gente vai adquirindo com as aulas...Para as mais velhas eu digo: Acreditem nos seus sonhos!!! Bjus a todas estas lindas bailarinas, Martha (do RS)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Martha... que exemplo!!! Fico muito feliz que tenha retomado nas aulas, apesar de muitas pessoas taxarem como IMPOSSÍVEL...Nem tenho muito o que dizer, pois suas palavras já me deixaram o suficiente emocionada! Espero que consiga tudo que almeja querida!!!

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  12. ola tenho 13 anos faço ballet a 2 meses e faço muita atividade fisica tipo ando de bike skate jogo volei bola faço caminhada e corrida e aulas de dança do ventre isso ajuda na flexibilidade ?

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Como é o primeiro ano no ballet? É muito difícel? Quais passos e exercísios são aprendidos? Se puder tire-me estas dúvidas!

    ResponderExcluir
  15. Olá boneca bailarina, eu tenho 13 anos, e já me disseram que estou muito velha para ser profissional no ballet, isso me deixa triste, pois eu não tive a chance de começar antes, e agora eu posso, mas dizem muito sobre a questão de flexibilidade, o que você acha?

    ResponderExcluir
  16. Olá boneca bailarina, eu tenho 13 anos, e já me disseram que estou muito velha para ser profissional no ballet, isso me deixa triste, pois eu não tive a chance de começar antes, e agora eu posso, mas dizem muito sobre a questão de flexibilidade, o que você acha?

    ResponderExcluir