quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Escolhendo a Sapatilha de Ponta Ideal


Oi bailarinos e bailarinas!!!

    Hoje o post foi pedido por uma leitora no bate papo do blog, mas como esse bate papo não mostra os nomes reais, infelizmente não vou poder dedicar o post a ela. Mas tudo bem, vamos lá.
     Vou hoje deixar dicas para te ajudar a escolher a sapatilha de ponta ideal para o seu pé. Existem muitos aspectos importantes, e vou tentar ressaltar todos aqui pra vocês, para assim ajudá-las nessa difícil escolha.

Força no Pé

    Primeiro, para não escolhermos a sapatilha inadequada, é importante que você saiba a força que seu pé possui. Infelizmente, às vezes, antes de enfim começar a usar as pontas, nós não sabemos se temos ou não um pé forte. Mas para saber isso, na loja peça para experimentar uma sapatilha bem macia e outra de resistência média. Se você conseguir formar um arco muito definido na sapatilha macia, quer dizer que seu pé é forte demais para ela, pois uma sapatilha que ainda não foi quebrada não se dobra tão facilmente assim, se ela se dobrou muito é sinal de que não vai durar muito.
   Da mesma forma, se não conseguir formar arco nenhum na sapatilha de resistência média, quer dizer que ela está dura demais para você, pois mesmo uma sapatilha ainda não quebrada forma um pequeno arco se a força do pé em questão for ideal para ela.
 Dependendo, peça também sapatilhas reforçadas... geralmente iniciantes usam sapatilhas mais macias e médias, mas pode ser que seu pé já seja forte o suficiente para uma palmilha dura.
   Então, resumindo, para saber a força do seu pé analise o arco que se forma quando você experimenta a sapatilha. Não pode ser um arco já definido, porém, também a sapatilha não pode ser dura o bastante para não permitir a formação do arco de pé.

Largura dos Pés

   A largura dos seus pés também é um fator essencial na escolha da sapatilha.
    Uma sapatilha larga em pés finos fará com que o pé tenha movimento demasiado dentro da sapatilha, o que não é correto.
  Uma sapatilha fina em pés largos deixará os dedos totalmente apertados, o que resultará numa dor insuportável.
     Então, como saber se seus pés são finos ou largos?
   Fácil, peça uma sapatilha de fôrma fina e uma de fôrma larga, daí prove. Se seus dedos ficarem muito apertados no box, é sinal de que precisa de sapatilhas largas, e se seus dedos ficarem vagando dentro da sapatilha, é sinal que precisa de sapatilhas finas.
    Sugiro que prove uma em cada pé e perceba em qual das duas você sente seu pé mais confortável. Ah, lembrando que também existe a sapatilha média, pois seu pé pode não ser nem largo nem fino, e sim médio. 

Colo de Pé – Decote da Sapatilha (Gáspea)

    A quantidade de colo de pé que você tem também deve ser analisada. Talvez você tenha muito colo de pé e pouca força, ou vice versa, então tome cuidado para não confundir.
    Diferente do que alguns pensam, a palmilha da sapatilha não é a única o que define seu colo de pé. Uma sapatilha mole não vai permitir que o colo de pé apareça mais, nem uma sapatilha dura vai conter o colo de pé demasiado, se não vierem acompanhadas de outra coisa importante. O decote correto da sapatilha!
    O decote da sapatilha deve ser proporcional ao colo de pé.
Se você tem muito colo de pé opte por sapatilhas com decote (gáspea) alto. Esse decote vai conter o pé para evitar que os dedos saiam da sapatilha.
   Se você tem pouco colo de pé opte por sapatilhas com decote (gáspea) baixo. Esse decote vai permitir que o pé tenha mais liberdade de apresentar o colo de pé.
     Existem três tipos de arcos de pé, vejam:

Créditos Capézio

Créditos Capézio

Créditos Capézio


Formatos do Pé

    Existem três tipos de pés: O Grego, o Egípcio e o Romano(Quadrado).
   Esses nomes nos ajudam a definir os formatos dos nossos pés. Se você não sabe qual é o seu, veja nos desenho abaixo:

Créditos Capézio

Créditos Capézio

Créditos Capézio


As sapatilhas também são feitas cada uma de formas diferentes para poder acomodar todos os formatos de pés.
Sobre isso não tenho muito à dizer... digo apenas que leiam na descrição das sapatilhas se o formato dela se adapta ao seu tipo de pé.

Ponteiras

    A questão da escolha das ponteiras é um pouco pessoal. Eu, na minha opinião acho as de silicone muito melhores, pois elas amortecem muito mais a dor, enquanto a de pano equivale a pouco mais que usar uma meia comum dentro da sapatilha.
  Mas essa é minha opinião, tem quem ame... tem quem odeie. Eu recomendo que vocês provem as duas para ver qual acham melhor. Vejam fotos delas: 

 


Tamanho

   Para não escolher uma sapatilha grande ou pequena demais, é necessário prestar muita atenção. Ponha a ponteira que tiver escolhido e, ainda sentada, fique na ponta com um dos pés.
    Se conseguir beliscar uma pequena quantidade de tecido sobrando no calcanhar da sapatilha, quer dizer que ela está perfeita.
   Se sobrar muito tecido nessa área, quer dizer que ela está muito grande.
     Se não sobrar nada, quer dizer que está muito apertada.
    Depois, coloque o pé inteiro no chão e observe: Está me apertando ou comprimindo meu tendão? Está sobrando uma folga no calcanhar?
    Nenhuma das respostas deve ser ‘sim’... a sapatilha não deve estar nem apertada, nem folgada. Deve ser exatamente do tamanho do seu pé.

    E agora, seguem as características de algumas sapatilhas das marcas Só Dança e Capézio, pois são sapatilhas brasileiras e são as mais compradas por aqui, para vocês darem uma olhada e já irem tendo uma idéia do que pedir na loja:

SÓ DANÇA

Grisi (SD 31): Gáspea média em forma de U. Palmilha inteira macia. Tem várias larguras e alturas no box por encomenda, então serve para pés em todos os formatos.

Fanny (SD 32): Gáspea média em forma de U. Palmilha 3/4 com resistência normal. Tem várias larguras e alturas no box por encomenda, então serve para pés em todos os formatos.

Grand Pas (SD 01): Sapatilha com pré-arco indicada para pés egípcios. Gáspea média em forma de U. Palmilha ¾ com quatro opções de resistências.

Nikyia (SD 02): Sapatilha com pré-arco indicada para pés gregos. Gáspea média em forma de U. Palmilha ¾ com quatro opções de resistências. Ideal para pés largos.

Pas d’ Action (SD 03): Sapatilha com pré-arco indicada para pés quadrados. Gáspea média em forma de U. Palmilha ¾ com quatro opções de resistências. Ideal para pés largos.

Natasha (SD 07): Sapatilha com pré-arco indicada para pés gregos. Gáspea média em forma de U. Palmilha ¾ com três opções de resistências. Calcanhar estreito.

Anne (SD 08): Sapatilha com pré-arco indicada para pés quadrados. Gáspea média em forma de U. Palmilha ¾ com três opções de resistências. Laterais estreitas.

Claudia (SD 09): Gáspea baixa em forma de V. Palmilha inteira com quatro opções de resistências.

Toshie (SD 40): Gáspea baixa em forma de v. Palmilha inteira com quatro opções de resistências.

CAPÉZIO:

07 Cerrito: Sapatilha com forma estreita indicada para pés gregos ou egípcios com dedos finos. Gáspea baixa em forma de U. Palmilha macia. Indicada para arcos de pé baixos ou médios.

183 Partner Estudante: Sapatilha com forma larga indicada para pés egípcios ou quadrados com dedos largos. Gáspea baixa em forma de U. Palmilha macia. Indicada para arcos de pé baixos ou médios.

175 Contempora: Sapatilha com forma estreita indicada para pés gregos ou egípcios com dedos finos. Gáspea média em forma de U. Palmilha reforçada. Indicada para arcos de pé baixos ou médios.

182 Partner Box: Sapatilha com forma média indicada para pés gregos ou egípcios com dedos finos ou largos. Gáspea média em forma de U. Palmilha normal com pré arco. Indicada para arcos de pé baixos ou médios.

179 Fouetté: Sapatilha com forma média indicada para pés gregos ou egípcios com dedos finos. Gáspea média em forma de V. Palmilha reforçada. Indicada para arcos de pé médios ou altos.

180 Partner: Sapatilha com forma larga indicada para pés gregos, egípcios ou quadrados com dedos largos. Gáspea alta em forma de U. Palmilha normal. Indicada para arcos de pé médios ou altos.

181 Partner Mushilan: Sapatilha com forma média indicada para pés gregos ou egípcios com dedos finos ou largos. Gáspea alta em forma de V. Palmilha ¾ reforçada. Indicada para arcos de pé médios ou altos.

Bom meninas, o post de hoje é só isso... espero tê-las ajudado na escolha das suas sapatilhas de ponta.


Beijos, Boneca Bailarina!!!

29 comentários:

  1. obrigada , fui eu que pedi hehehe me ajudou bastante ;))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que te ajudou rsrs :D

      Qualquer outra dúvida, fica à vontade pra deixar aí hein? ;)

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  2. Eu tenho pouco colo de pé,ainda mais meu pe é egipcio largo,Qual modelo de sapatilha mais indicado pra mim?
    Sei que precisa ter palmilhas macias e gaspea baixa,mas estou com duvidas :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá linda, como conversamos ontem pelo chat, pra vc eu indicaria a Partner Student 183 da Capézio. Se seu pé fosse estreito, uma boa opção seria a Partner Box, ela já vem quebrada e é super molinha, mas como seu pé é largo, provavelmente seus dedos ficariam espremidos.
      Tenta essa ou a Partner 180 da Capézio, que é um pouco mais durinha, e também a Grisi da Só Dança que é para iniciantes, uma das três tem que ficar boa rsrs. Espero ter ajudado

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  3. Olá! Adorei o blog e as dicas sobre sapatilhas de ponta. Ainda estou com dúvidas sobre qual sapatilha escolher =/ Meu pé é egípcio com dedos finos e arco de pé alto. Tenho o pé cavo e bastante flexível e pelo que pesquisei devo escolher uma sapatilha com palmilha menos flexível, mas como sou iniciante pensei em escolher alguma estudante só que elas possuem a palmilha mais macia... Nossa que dúvida!!! =/ Na loja Capézio aqui da minha cidade só tem a Partner Estudante e a Partner 180 (um absurdo!!!) Mas enfim... Esta semana irei em outra loja que vende outros modelos Capézio e também Só Dança... Qual sapatilha você acha que seria melhor para mim? Bjo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sheila... primeiramente desculpe a demora em responder. Olha, avaliando seu caso, visto que você só tem esses dois modelos disponíveis e não tem o pé "fraco", eu te recomendaria a 180. Ela não é tão rígida, mas também não é tão macia quanto a estudante. Eu acho que seria ótimo pra você. Caso prefira experimentar outros modelos na loja onde vai (ou já foi rsrs), experimente também a Mushilan da Capézio e a Toshie da Só Dança :)

      Espero ter ajudado! Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  4. Flor estou com duvidas entre a sola inteira ou 3/4 (já faço ballet faz tempo e até agora não achei a ponta ideal) pra qual pé cada uma é recomendada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol... então, acredito que a 3/4 seja pra quem tem o pé mais fraquinho, e a sola inteira pra quem procura mais sustentação. Eu sinceramente já usei as duas e prefiro usar a de sola inteira, pois me sinto mais firme, além de achar que o efeito no palco é muito mais bonito.... quais você já usou???

      Excluir
  5. Tenho o pé egípcio largo, e tenho o arco médio, qual a sua sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a Partner 180 seria uma boa opção pra você querida... Obrigada pela visitinha ^^

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  6. olá os meus pés são grego largo ,tenho pés fortes e flexíveis com bastante colo de pé ultimamente uso a sapatilha Millenium Prelúdio mas vc me indicaria outra ? pois ela já esta fraca pros meus pés :/ !

    ResponderExcluir
  7. Oi! Meu nome é Laura, sou argentina. Comprei as pontas So Dança Toshie SD40 FN (já provei elas em meu pé quando comprei, minha profesora recomendou comprar as pontas no Brasil se eu podia). Meu pé tem arco e colo de pé meio-alto, egípcio largo. Não sei bem a força, pois estou começando a usar pontas. Vc acha que elas serão boas pra mim? E vão durar? Muito obrigada !

    ResponderExcluir
  8. Oi, meu nome é Mayara, preciso de uma ajudinha, meus pés são Egipcios, Estreito com um Arco Médio, qual seria a sapatilha ideal ? Obrigada beijos :)

    ResponderExcluir
  9. Ola , meus pés são gregos e finos , faço ballet a um ano , qual ponta você me recomenda ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou falando como especialista, Mais passei 4 anos para usar ponta, As meninas lá da minha academia se forem de uma idade mais avançada elas usam apartir de 2 anos de ballet... Não sei se foi porque com 3 anos já fazia ballet é com 5 anos fazia ponta só com a meia-ponta... Mais acho que você tem que ver como está sua turma coisa assim para ver se já estão na hora da ponta :* (Hoje já estou com 13 anos é comigo usei pela primeira vez a Partner studant ... A maioria das pessoas são assim, Depois da partner usei a box,180,toshie,contepora, é estou na fouette... Lembrando que começei a ponta com 7 anos) Bjs :*

      Excluir
  10. Ola boa noite, uso sapatilha de ponta a 3 anos atualmente uso a Adagio da Millennium mais gostaria de trocar pela Só Dança por estar com dificuldades na entrega da Millennium. Tenho bastante colo de pé e bastante força. Gostaria de trocar por uma que seja semelhante a Adagio que uso, já usei Capezio mais não me adaptei. Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  11. Olá , meus pés são egípcios estreitos , faço Ballet à 7 anos , qual ponta você me recomenda?

    ResponderExcluir
  12. Olá , meus pés são egípcios estreitos , faço Ballet à 7 anos , qual ponta você me recomenda?

    ResponderExcluir
  13. meus pés são do tipo grego largo,arco de pé médio, colo de pé acho que médio (não entendi direito sobre isto), faço Jazz a uns 4 anos e quero fazer Ballet em uma academia de dança. Qual é a melhor sapatilha da Só Dança e qual a melhor da Capézio para mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que começar primeiro em meia ponta antes de iniciar as pontas. Por mais jazz que fizermos ele nunca vai preparar completamente o pé para ponta, somente o Ballet na meia ponta fará. Aconselho fazer ao menos um semestre inteiro de ballet preparatório antes de se aventurar nas pontas, pois o risco de você se machucar e ter parar de dançar por um tempo é altíssimo (vide minhas próprias experiências). Além do mais, não sei que idade você tem, mas é aconselhável passar para as pontas somente a partir dos 13 anos, pois seu pé bem provavelmente já está formado, e não terá problemas futuros caso o machuque. Como primeira sapatilha seria melhor a partner student, para aprender a subir nas pontas ela é a melhor, caso tenha o pé forte, bem provavelmente ela não durará muito, mas já terá cumprido seu propósito. A segunda sapatilha deverá a professora lhe aconselhar, verificando o nível de força do pé, colo de pé, etc... Espero ter ajudado :)))

      Excluir
    2. Eu começei a ponta com 7 anos, é todas as meninas da minha sala tinham 11,12 anos... Começei com a partner também, mais em uma semana ela quebrou, pois eu fazia já ponta sem sapatilha de ponta so com a de meia ponta, Já usei a toshie ela também quebrou rapido, Contepora passou ums 2 messes é minha professora me aconselhou a usar a fouette... Hoje estou com 13 anos é as meninas da minha sala tem ums 16,17 anos :/ Elas já chegaram a contepora II, oque eu faço para acompanhar elas (Usei uma vez a conteporra II mais não consegui quebrar, a fouette já esta quase) :)

      Excluir
  14. nao tenho muito colo de pé. meus pés são egípcios e largos. qual devo usar ?

    ResponderExcluir
  15. nao tenho muito colo de pé. meus pés são egípcios e largos. qual devo usar ?

    ResponderExcluir
  16. Oi. Meu nome é Júlia... É eu tenho o pé bem flexionado é egípcio... Ele é bem estranho, Já usei a Partner Studant, Box, 180, Toshie... Todas sé adptam ao meu pé... Começei um novo estagio e de ballet agora é minha professora pediu pra mim usar a contepora, mais já tinha usado antes... é então pediu pra mim comprar a Fouette (N sei escrever direito ) é realmente ficou muito boa em mim, Quero saber sé meu pé e tipo "perfeito" ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tipo do meu pé é egípicio estreito é tenho o arco baixo... Mais me sinto bem em todas as sapatilhas

      Excluir
  17. Comprei minha sapatilha mas ficou pequena e o pessoal da loja não fazem trocas tem alguma forma de ajustá-la?

    ResponderExcluir
  18. ola meu pe eh grego e medio de largura meu peito de pe eh medio eu comecei a fazer ballet tem 10 meses mas a minha professora disse q a minha ponta eh mt boa e ja esta igual a dela eu n tenho pouca nem muita força qual sapatilha seria melhor pra mim?

    ResponderExcluir
  19. Olá ,queria que você postasse algo sobre como fazer passo de Giselle,beijos

    ResponderExcluir
  20. Tenho pés egipicios finos e colo de pe medio... Eu ja usei toshie e grisi vou compra outra qual vc acha q seria melhor para mim?

    ResponderExcluir