domingo, 12 de janeiro de 2014

Quando Posso Começar a Usar Sapatilhas de Ponta?





Olá bailarinos e bailarinas!

Hoje o post será sobre um assunto muito sério! O uso das sapatilhas de ponta!
Já li em muitos lugares, pessoas dizerem que nunca dançaram ballet, mas já conseguem subir na ponta, ou ainda outras que dizem que começaram ou a fazer aula e em menos de um mês foram indicadas para a ponta.
Esses tipos de comentários me inspiram muita preocupação, afinal, você sabe a diferença entre “subir na ponta” e “dançar na ponta”?
Muita gente acha que é a mesma coisa, que se você conseguir ficar na ponta, consegue fazer qualquer coisa com ela, mas não é bem assim. O uso das pontas é um trabalho muito complicado, principalmente para iniciantes.
Então, como saber quando estou pronta para começar a usar as pontas sem me prejudicar? Bom, na verdade toda essa introdução foi só pra falar desse assunto rsrs. Então vamos lá.
Para estar pronta para usar as pontas, você deve preencher alguns requisitos básicos. É claro que você não precisa ser tão boa quanto uma profissional para começar, mas precisa pelo menos ter boa dominação das técnicas básicas do ballet.
Por exemplo, se você não consegue manter o en dehors na meia ponta, saiba que fazer isso na ponta é ainda mais difícil.
Então, vamos aos requisitos básicos para usar as sonhadas sapatilhas de ponta:

Dominação da Técnica

Como eu já citei acima, muitos passos e exercícios, ao serem feitos na ponta, conseguem ser muitas vezes mais complicados que o costumeiro. Por isso, é de extrema importância que primeiro a bailarina aprenda a dominar algumas técnicas básicas, por exemplo, o relevé com a quinta fechada corretamente, a meia ponta alta, o en dehors, a pirueta, etc. Principalmente as iniciantes sentem muita dificuldade em “reaprender” esses passos usando a ponta, então, se não tiverem em dia com a técnica dos mesmos, vai ser ainda mais difícil!

Corpo da Bailarina

A bailarina deve ter o corpo preparado para começar a usar as pontas! Durante as aulas de ballet, além de estarmos aprendendo os passos e as técnicas, (às vezes até involuntariamente) estamos trabalhando nossa força, em dehors, flexibilidade, etc. E esse preparo físico é essencial para começar a usar as pontas.
Então pare e pense, uma pessoa que faz aula há dois anos e esteve trabalhando o corpo por todo esse tempo pode ser comparada a outra que começou a fazer aula à um mês? Com certeza não!  Isso nos leva ao próximo tópico.

Tempo de Aula

Para poder começar a usar as sapatilhas de ponta, é necessário que a bailarina tenha tido aos menos dois anos de aula. Algumas bailarinas são indicadas para a ponta algum tempo antes disso, mas geralmente isso só acontece quando a mesma já participou de outras atividades que também trabalharam seu corpo de alguma forma, como a ginástica artística, por exemplo. Isso também pode acontecer se a bailarina já fez ballet por algum tempo e depois parou, mas ao retornar ainda está com as técnicas e preparo físico frescos, no corpo e na mente.
Mas, tome cuidado, se você nunca fez aula de ballet, e ao começar a fazer aulas sua professora já te indicar a ponta de imediato, recuse a proposta (por mais tentadora que seja), pois pode ter muitos problemas futuros.

Idade

O trabalho de pontas só pode ser iniciado quando a aluna tem entre 10 e 12 anos de idade. Eu particularmente acho que 12 anos é mais apropriado, não apoio muito a ideia de meninas com 10 anos começarem, mas isso varia muito de professora pra professora, e também de aluna pra aluna. Pode ser que uma menina de 10 anos tenha mais preparo físico e resistência do que uma menina de 12, então essa decisão deve ser tomada somente pela sua professora que conhece seu corpo e seus limites.
Porém, a idade não quer dizer nada em relação ao preparo da aluna, ou seja, uma aluna de 12 anos estaria apta de acordo com a idade, mas se acabou de entrar nas aulas ela ainda não está apta de acordo com a técnica.
Então preste atenção, se você já responde por você mesma, nunca aceite usar as pontas antes de ter no mínimo 10 anos, e se você é quem responde por sua filha, nunca permita que a professora inicie este trabalho com ela antes dessa idade.

Compromisso, disciplina e Seriedade

As aulas de ponta são muito mais puxadas que as aulas feitas na meia ponta. Por esse motivo é necessário três vezes mais compromisso, disciplina e seriedade nas aulas.

Instrução da Professora

Muitas meninas compram a ponta por conta própria para “brincar” em casa, e às vezes até calçam a sapatilha de uma amiga para ver como é a sensação. Muito cuidado!!! Sapatilhas usadas sem a supervisão de um profissional qualificado podem causar muitos problemas para seu desenvolvimento futuro. Então nunca use pontas em casa se sua professora não permitir!

Então, como dica geral, espere sua vez de começar a usar as pontas. Não atropele etapas, isso pode ser perigoso, te causar dores e lesões que mais pra frente vão te impossibilitar de continuar dançando. Seja paciente, pois é melhor um trabalho bem feito na meia ponta, do que um trabalho mal executado na ponta!
Espero que este post tenha sido de ajuda pra vocês... e qualquer dúvida sobre o início nas sapatilhas de ponta, deixem nos comentários que vou fazer o possível pra responder pra vocês!

Beijos, Boneca Bailarina!!!

35 comentários:

  1. Eu Fiz Ballet fiquei a um ano , parei depois continuei agora vou fazer 2 anos de ballet sem contar a parada , Dá Para Entrar na ponta ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu acredito que pelo tempo de aula daria sim, mas isso depende muito do seu desempenho. Converse com sua professora e pergunte sobre a possibilidade de começar a usar, ela vai dizer se você já está preparada :)

      Espero ter ajudado!

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  2. Estou No Preparatorio De Ponta Faz 4 Meses , e Antes De Ter Entrado Na Academia Onde Estou faz 1 Ano Já Tinha Fazido Em Outra Academia 1 Ano , Já Sei Abrir Espacate , Estou Fazendo Expressão Corporal á 2 meses , Posso Entrar Na Ponta ? Quanto Tempo Demora Para Eu Ir A Ponta ?
    Para : Boneca Bailarina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Monikinha, ao que parece você já está pronta sim, mas é um pouco incerto afirmar visto que nunca a vi dançar. Pergunte à sua professora, ela será a mais indicada para confirmar isso com você. Mas acredito que esteja sim :)

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  3. Olá, me chamo Luany e tenho 10 anos, faço ballet desde os 5 anos de idade ou seja, começei eu 2008, no ballet me exforço muito, a professora diz que tenho uma flexibilidade enorme e disse por causa de uma certa coisa eu não entro na ponta. Acho que já sabe o que é: sabe sou um pouquinho gordinha, peso 51 e algumas gramas, agora eu me pergunto, contém pessoas que são mais gordinhas que estão na ponta, e olhe que a professora disse que eu tenho a melhor meia ponta...

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Luany, sinceramente eu nunca vi isso! Conheço bailarinas que são gordinhas e usam ponta normalmente. Se sua professora tiver te dito isso, acredite, ela está doida hehehe. Mas se você tiver concluído isso sozinha, provavelmente está equivocada, converse com sua professora e esclareça os reais motivos de não poder usar a ponta, pois ser gordinha não é um empecilho, sem sombra de dúvida :)

      Espero ter ajudado!

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
    2. oi linda eu tenho 10 anos eu quero usar ponta mas tenho vergonha de perguntar a minha professora de ballet se posso!!me ajuda o que lhe pergunto?
      ando a 7 anos no ballet!!

      Excluir
    3. oi linda eu tenho 10 anos eu quero usar ponta mas tenho vergonha de perguntar a minha professora de ballet se posso!!me ajuda o que lhe pergunto?
      ando a 7 anos no ballet!!

      Excluir
  4. olá meu nome é Esther e queria saber se ja posso entrar na ponta "como diz no texto". O meu sonho é entrar na ponta entrei no ballet com 6 aninhos e parei com 8 aí entrei de novo com 10 anos e agora tenho 11 e até hoje minha professora não me colocou na ponta e eu já sei praticamente tudo do ballet ja até tenho as "curvinhas de corpo" srsrsrsrsrsr beijos. so queria saber isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee, desculpe a demora em responder!! Olha, luluzita, realmente você já fez um bom tempo de ballet, o que te qualificaria para a ponta. Mas é meio incerto dizer sem nunca tê-la visto dançar. Então, que tal perguntar para sua professora sobre você estar pronta? Ela com certeza conhece seu corpo e vai te dizer o que é melhor pra você. Eu por exemplo tenho ótimas alunas, que já fazem ballet há um tempo, mas eu não passo elas pra ponta pois elas ainda não completaram 12 anos, idade que, na minha percepção, é o ideal pra ponta. Pode ser que sua professora tenha o mesmo ponto de vista. Assim, nada melhor do que perguntar pra ela se você pode, e se ela disser que não, peça que ela te explique o por quê.

      Espero ter ajudado!!!

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
    2. obrigada por ter me dado a resposta,obrigada por ajudar,mas enfim.....minha professora de ballet não me deixou entrar na ponta de jeito nenhum...... e eu continuarei com meu sonho de ser uma linda bailarina,eu mudei de ballet e minha professora irá me colocar na ponta logo,logo,o mais rápido possível,mas coim muita calma,obrigada..... beijos!!!!! aguardo resposta!! <3

      Excluir
    3. Boa sorte querida :) Tomara que dê tudo certo ^^ Beijosss

      Excluir
  5. Oi, eu fiz ballet por 3 ano mais parei por 5 anos voltei a fazer a 1 mes...Porém, agora tenho um pouco mais de dificuldade para conseguir fazer os exercicios, e a professora não é das melhores então eu queria saber se pelo tempo que parei pode ter afetado alguma coisa, pq eu sonho em ser uma bailarina profisional...Então sou muito aplicada nas aulas por ter uma dificuldade a mais...Será que eu poderia já usar a sapatilha de ponta? (desculpa não saber explicar direito...rs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tati. tudo bem com você minhas flor? Então, já pensou em mudar de turma ou mudar de escola para ver se seu desempenho melhora? Pois, talvez, por ter ficado algum tempo parada você tenha regredido um pouquinho no seu desempenho, e talvez por isso não esteja conseguindo seguir o ritmo da turma. Isso é super normal inclusive, quando ficamos paradas tendemos a perder muita coisa que adquirirmos, e temos que recuperá-las aos poucos de novo. Tenta fazer uma aula com um nível um pouquinho mais leve e veja o que sente no seu corpo. Se continuar não vendo diferença, faça uma aula experimental em outra escola, e veja o que acha :) Acredito que não tenha afetado nada em seu sonho, desde que continue correndo atrás, o importante é nunca desistir ok?

      Espero ter ajudado queridinha :)

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  6. Oi, faço balé desde-os 7 anos. Quando completei 9 anos parei de fazer. Estou com 10 anos e comecei a fazer de novo. Será que já posso usar as sapatilhas de ponta? Se isso ajudar... aqui está minha data de nascimento: 04/11/2004

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, tudo bem? Então... isso é meio difícil de dizer... pode ser que você esteja preparada, pode ser que não... muitas professoras costumam adicionar o trabalho nas pontas apenas com meninas de 12 anos, outras antecipam o prazo para 10 anos, então isso varia um pouco, dependendo do corpo de cada uma.
      Assim, que tal perguntar pra sua professora o que ela acha? Explique sua vontade e pergunte pra elas as possibilidades. Boa sorte querida!!
      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  7. eu tenho 5 anos de balett e tenho 10 anos minha professora disse que meu pe ja é bastante resistente eu ja posso começar a praticar?

    ResponderExcluir
  8. eu tenho 5 anos de balett e tenho 10 anos minha professora disse que meu pe ja é bastante resistente eu ja posso começar a praticar?

    ResponderExcluir
  9. eu fiz ballet 1 ano e depois eu parei de fazer um ano e agora vou começar a fazer de novo e vou fazer 10 anos em setembro deste ano ja posso começar a usar ponta?

    ResponderExcluir
  10. oi, faço ballet desde que tinha 3 anos, mas parei com 8, voltei esse ano em janeiro, em março a professora me colocou no intermediario,este mes ela ficou olhando direto para o meu pé, toda vez q eu olhava ela estava olhando, nao tenho dificultade com nenhum exercicio,ela elogia meus giros, tenho boa abertura , não tenho diriculdade de ficar en dheors, será q tenho chance de entrar este ano em ponta? e será q a professora está me avaliando para a ponta?

    ResponderExcluir
  11. Olá !! Eu sou Miriam tenho 13 anos e faço ballet desde abril e queria saber se para eu começar na ponta é preciso tê um corpo bem alongado ? E também queria saber se é preciso meus dedos inconstarem no chão? Eu amo ballet e me dedico muito!! pode me responder ?

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Bem, eu, atualmente tenho 12 anos, mas fazia ballet desde meus cinco anos de idade e parei quando tinha 10 anos. Então, após esta parada de 2 anos, você acha que eu estaria pronta para já estar dançando na ponta quando tiver quantos anos?

    ResponderExcluir
  13. Olá,eu tenho 12 anos de idade e vou fazer 3 anos em fevereiro,será que eu posso começar a usar sapatilha de ponta este ano ?

    ResponderExcluir
  14. Olá,eu tenho 12 anos de idade e vou fazer 3 anos em fevereiro,será que eu posso começar a usar sapatilha de ponta este ano ?

    ResponderExcluir
  15. Oi, tenho ma dúvida.. Fiz ballet por 5 anos, parei 2 e voltei faz 1 ano. A professora diz que eu tenho uma boa meia ponta. Será que já posso começar na ponta? A professora diz que eu faço os passos corretamente e tenho a melhor meia ponta e joelhos da classe! Beijos *-*

    ResponderExcluir
  16. òiii,bom fiz bale por 4 anos e neste anos eu me mudei pra uma cidade que nao tem ballet,e ano 1 vem vou para uma cidade grande onde tem ballet.Sera que ja vou poder ja ano que vem iniciar o trabalho nas pontas?

    ResponderExcluir
  17. òiii,bom fiz bale por 4 anos e neste anos eu me mudei pra uma cidade que nao tem ballet,e ano 1 vem vou para uma cidade grande onde tem ballet.Sera que ja vou poder ja ano que vem iniciar o trabalho nas pontas?

    ResponderExcluir
  18. Oi! fiz jazz em 2013 o ano todo, 2014 parei, agora em 2015 faço jazz desde janeiro, ano quivem irei fazer jazz,ballet e ginástica rítima, será que posso começar a usar sapatlha de ponta ano quivem? que exercicos posso fazer para me ajudar ? tenho 11 anos.

    ResponderExcluir
  19. Oi bom dia!
    Sou mãe de uma menina de 9 anos, ela faz ballet a menos de um ano e a professora dela indicou as sapatilhas de ponta. Vc acha q ela não deve usar?
    Ela é bem magrinha.

    ResponderExcluir
  20. Oi sou FERNANDA tenho 10 anos e estou fazendo balett desde os 6 anos . Minha profª de balett deu uma prova hoje e disse que fui mto bem,acha que já posso ficar na ponta ??
    Te aviso quando puder ficar na ponta.bjos!!

    ResponderExcluir
  21. Oi sou FERNANDA tenho 10 anos e estou fazendo balett desde os 6 anos . Minha profª de balett deu uma prova hoje e disse que fui mto bem,acha que já posso ficar na ponta ??
    Te aviso quando puder ficar na ponta.bjos!!

    ResponderExcluir
  22. Vou começar a usar aos 10 minha professora falou que tenho mas chance de eu usar do que uma menina que de 14 anos na minha classe,mas tenho problema no 2 metatarso,posso usar?

    ResponderExcluir
  23. Vou começar a usar aos 10 minha professora falou que tenho mas chance de eu usar do que uma menina que de 14 anos na minha classe,mas tenho problema no 2 metatarso,posso usar?

    ResponderExcluir
  24. Eu fazia ballet desde os 4 anos,mas aos 7 anos me mudei então parei de fazer ballet por uns 2 anos e agora vou comessar a fazer de novo,sera q já vou poder usar a sapatilha de ponata?(tenho 11 anos)

    ResponderExcluir
  25. Eu fazia ballet desde os 4 anos,mas aos 7 anos me mudei então parei de fazer ballet por uns 2 anos e agora vou comessar a fazer de novo,sera q já vou poder usar a sapatilha de ponata?(tenho 11 anos)

    ResponderExcluir