quarta-feira, 3 de abril de 2013

Alongamentos - Parte 2 - Para ficar flexível



Oi bailarinas, boa noite!!!

Fiz novos desenhos sobre alongamentos pois percebi que a última postagem sobre flexibilidade foi um sucesso. Se você não viu ainda a primeira postagem sobre alongamentos, CLIQUE AQUI.

Hoje, os alongamentos devem ser feitos com a ajuda de uma, ou dependendo duas amigas. Não são muitos, mas ajudam bastante. Só lembre-se de antes fazer um pouco de borboletinha e aquecimento antes de fazer estes alongamentos pois são um pouco mais pesados que os outros ok???

Então vamos lá...


Forçando a borboletinha: Faça um pouco de borboletinha normalmente (se não sabe o que é borboletinha, CLIQUE AQUI). Agora deite-se para frente e peça para que sua amiga empurre suas duas pernas para baixo...ao mesmo tempo ela deve se inclinar sobre você pondo o peso dela sobre suas costas. Assim ela estará forçando suas pernas para que se abaixem e não estará permitindo que seu tronco suba. Peça para ela respeitar seu máximo e segurá-lo sem forçar mais. Fique assim por cerca de 30 segundos à 1 minuto. Depois vocês podem trocar e você pode fazer isso com ela.

Deitando na perna: Agora você vai esticar as duas pernas para frente, e vai deitar sobre elas até onde conseguir. Em seguida sua amiga deve se deitar sobre você (costas com costas) e assim te auxiliar a descer mais. Mais uma vez friso que é importante ir só até o seu máximo. Uma dica legal é respirar bem fundo com o nariz e quando sua amiga se puser sobre você, você deve soltar o ar com a boca, daí sem perceber seu músculos se relaxam nesse momento e você consegue descer mais.

Abertura, Espacate na Segunda: Agora você vai precisar de duas amigas, cada uma ficará de um lado seu, e você deve se deitar no chão e abrir as pernas. Suas amigas devem descer sua perna até onde você aguentar, e quando encontrar esse máximo, elas devem apenas segurar a posição sem forçar mais. Conforme o tempo for passando a perna parece que começa a pesar 100 kg, daí a gente pensa que as meninas que estão forçando nossa perna, mas não, é normal sentir muita dor nesse exercício. O ideal é ficar pelo menos 2 minutos e meio nessa posição. Quando o tempo estiver acabando você deve fazer muita força para subir as pernas, o que você não vai conseguir fazer pois as meninas estarão segurando, daí quando vc parar de fazer força e relaxar, elas devem forçar mais um pouco no momento do relaxamento dos músculos. Por fim, quando o exercício finalizar, suas amigas irão soltar suas pernas e você deve fechá-las sozinha, sem colocar a mão, apenas utilizando a força das próprias pernas. É bastante dolorido fechar as pernas, mas se você colocar a mão para fechá-las você não aproveitará aquele momento para adquirir força nas pernas. Ah, e esse exercício nesse caso não deve ser feito na parede, deve ser feito num lugar onde as pernas da pessoa não tenha nenhum tipo de apoio, apenas as amigas.

Treinando o Pencheé (Panchê): Ainda com duas amigas, agora você vai colocar as duas mãos no chão e com ajuda de uma das amigas, você vai levantar uma das pernas, sem flexioná-la, até onde você conseguir. A outra amiga ficará sentada na sua frente abraçando você e sua perna, assim ela estará garantindo que seu joelho de base não dobre e também vai te auxiliar a conseguir encostar a cabeça no joelho. De início talvez sua perna não suba tanto e  você não consiga encostar a cabeça no joelho, mas tudo bem...a prática leva à perfeição. Sempre que a amiga em pé perceber que a perna está relaxando, ela pode subir a perna um pouco mais, mas com cuidado para não lesionar ninguém. Após algum tempo de exercício, sua amiga que está em pé irá soltar a perna e você deve mantê-la no ar por algum tempo, assim você irá trabalhar ao mesmo tempo a flexibilidade e a força das suas pernas. Após descer a perna, relaxe por alguns segundos e em seguida repita com a outra perna.

Abertura, Espacate e Grand Battement (Grã Batiman): Agora você deve se deitar no chão e uma de suas amigas irá segurar seu tornozelo para que não suba e seu joelho para que não dobre. Enquanto isso, a outra amiga irá pegar sua outra perna e descê-la até onde você agüentar. Conforme for relaxando, ela deve forçar um pouco mais. Depois de algum tempo, ela deve soltar a perna enquanto você irá segurá-la puxando ainda mais em direção ao seu corpo. Depois desça a perna, relaxe por alguns segundos e repita com a outra perna.



Bom gente, por hoje é só isso, espero que tenham gostado das dicas, e inclusive gostaria de lembrar que devem escolher amigas de confiança, principalmente aquelas que realmente gostam de você, senão elas vão te arrebentar rsrsrsrs.


Espero ter ajudado vocês!!!

Beijos, Boneca Bailarina!!!


25 comentários:

  1. Amei aqui, vi algumas postagens antigas e viciei kk
    não danço ballet, faço jazz, mas considero bailarina só pelo fato de dançar;
    Obrigada pelas dicas, ajudam bastante.

    http://www.estrambotices.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa,obrigada! Fico muito feliz que tenha gostado :)

      No início eu já tava até desistindo do blog porque parecia que ninguém tava gostando dele, mas pessoas como vc me fazem continuar postando. Obrigada mesmo!!!!

      Vou continuar fazendo postagens, e se vc tiver alguma sugestão de tema eu também aceito :)

      Bjinhos flor e volte sempre :D

      Excluir
  2. Respostas
    1. Ah, que bom, fico feliz...volte sempre ^^

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  3. Olá, não faço ballet, dei uma olhadinha porque gostei das dicas de abertura, vou começar a pratica-las pois faço capoeira e sou muito duro\travado e gostaria de melhorar um pouco, se você tiver alguma dica pra quem tem muita dificuldade com abertura, pode me ajudar? rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, então, para conseguir a abertura somente fazendo alongamentos regularmente. Esses que eu passei aqui ajudam bastante, mas precisam ser feito com ajuda de amigos, então, se você olhar a parte 1 do post tem alongamentos que você pode fazer sozinho, daí fica mais fácil. Se alongando sempre, aos poucos você atinge seu objetivo da abertura, pois no início é normal ser meio travado mesmo rsrs :)

      Espero ter ajudado!

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  4. eu amo ballet, mas infelizmente já perdi minha flexibilidade, existe como mesmo agora com 15 anos eu obter flexibilidade suficiente para dançar Ballet?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza!!! Eu mesma, enquanto era pequena estava ficando flexível, porém, parei de dançar por alguns motivos, e fiquei travadíssima novamente. Então, retornei às aulas aos 17 anos,e hoje ja consigo fazer abertura e tenho bastante flexibilidade. Você consegue sim, se se esforçar e treinar bastante é certeza que consegue!!!

      Espero ter ajudado ^^

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  5. Oi,teve um certo dia que eu comecei a fazer alongamentos para abrir espacate com a perna direita ai eu consegui chegar no chão só que teve um dia na escola que eu fui abrir o espacate cheguei no chão só que eu levantei e estava uma dor um pouco forte naquela região da abertura e ficou doendo por vários dias ai eu tentei com a perna esquerda e a abertura frontal também eu já consigo só que agora eu quero ver se consigo com a perna direita só que ainda dói só um pouco tem como conseguir abrir de novo tem como?Ou não tem mais jeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim tem como. Acho que você deve ter forçado um pouco além do que seu corpo aguentava, então por isso ficou dolorido, mas se você continuar se alongando consegue sim, sem dúvidas.

      Obrigada pela visita! ;)

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  6. oie,amei demais o blog,super curti,tem so 2 meses que retornei ao ballet,tenho 23 anos,fiz ballet quando tinha 12 anos agora estou retornando com a modalidade ballet fitness, e parece que estou começando do zero, estou encontrando dificuldades,mais estou amando dançar novamente,gostaria que publicasse algo relacionado ao ballet fitness se possivel!!!beijocas e parabêns pelo blog!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida!!! Obrigada pelos elogios, fico muito feliz!!! Vou pesquisar sim sobre o assunto e faço sim um post especial pra você!!! Sucesso minha flor!!!

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
    2. VALEU BONECA BAILARINA,BEIJOS!!!!!!!!!

      Excluir
  7. OLA AMEI OS ALONGAMENTOS MAS GOSTARIA DE PEDIR QUE VC ME AJUDASSE PQ NA HR DE ABRIR ESPACATE DE FRENTE EU DOBRO A PERNA OU VIRO A PERNA GOSTARIA QUE VC ME AJUDASSE POR FAVOR !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julia, na verdade isso é super normal. Quando não temos a flexibilidade necessária acabamos pondo força nas pernas tentando mandá-las para cima de forma a não sentir tanta dor, e isso resulta em acabarmos dobrando os joelhos ou ficando com as pernas numa pose inadequada. Conforme você for se alongando e ficando mais molinha, você vai perceber que esse problema vai acabando. Mas claro, ponha bastante força nos joelhos e tente mante-los esticadinhos. Espero ter ajudado

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  8. Nossa, estou adorando o blog, muito interessante, informativo e divertido. Pena não ter descoberto antes, mas agora que conheci virei fã, tem me ajudado. Continue postando dicas, obrigada! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que linda Amanda!!! Obrigada!!! Fico super feliz quando alguém elogia o blog. Pode deixar que vou continuar postando sim, e se tiver alguma dúvida, pode deixar nos comentários que faço um post relacionado. Volte sempre flor!!!

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  9. Blog extraordinário! Sou iniciante no ballet e começarei a realizar esses exercícios, pois tenho pouca flexibilidade. Infelizmente não tenho muito tempo para praticar, mas estou firme.

    UMA DÚVIDA: Existe algum horário no dia ideal para realizar os exercícios ou o horário torna-se indiferente neste caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jardel. Primeiramente, obrigada! Fico feliz que goste do blog!!!
      Quanto à sua pergunta, na verdade o horário não influencia não. Você pode praticar os exercícios em qualquer hora do dia que seja mais conveniente pra você, desde que tire este tempo exclusivamente para os exercícios. Não tem problema se seu horário melhor é pela manhã, ou de madrugada, o importante é não perder o pique :) rs.

      Espero ter ajudado!!!

      Tendo mais dúvidas, fique à vontade para perguntar ok?

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  10. Oiin, Estou Treinando Para Abriir Espacate, A Maiioria Dos Alongamentos Eu Já Consigo Fazer, Só Que Aiinda Não Conseguiiir Abrir Espacate, Será Que Estou Pertooo ? Poiis A Miinha Borboletiinha Já Está Quase No Chão E Entre Outros Alongamentos Não Doem Maiis Igual No Começo E Estes Aii Vou Começar A Treiinar Agr Bjus ! ! ! Espero Sua Resposta :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sarinha... desculpe a demora para responder. Sim querida, pelo que escreveu acredito que você já esteja sim mais perto de conseguir!!! Super incentivo pra você, e assim que conseguir volta aqui e me fala, vou amar sabe que alcançou seu objetivo :)

      Beijos, Boneca Bailarina!!!

      Excluir
  11. olá, me chamo Eyshila !
    Desde pequena sempre quis fazer balé porém nunca dava certo, hoje vou completar 13 anos, e me acho um pouco velha para começar o balé, e vcs o que acham?

    ResponderExcluir
  12. Obrigaaadaa,ajudou muito mesmo. Blog ótimo e muito informativo! Beijoos!

    ResponderExcluir