sábado, 20 de abril de 2013

Aprendendo o Tendu (Tandi)



  Olá bailarinas!!!

   Hoje eu vou falar um pouco do Tendu (Tandi), mais conhecido como “pontinha” pelas pequeninas rsrs.

   Por mais que seja um passo básico, o Tendu exige uma certa técnica e ganha suas exigências através dos níveis do Ballet. Por exemplo, se vc tem três anos sua professora só vai exigir que sua perna esteja indo na direção que ela mandou, agora se vc já faz um bom tempo de ballet, ela com certeza vai exigir postura, joelhos esticados, En Dehors perfeitos e também o acompanhamento das cabeças e braços. Por isso, hoje vou falar um pouco dessas técnicas pra vocês.
   É claro que tudo vai ser passado aos poucos se você começou agora, mas já é importante que você estude essas técnicas em casa, assim se sairá melhor na aula.

    Para início de conversa, vamos falar sobre o Tendu Devant, ou seja, Tendu para frente (pronuncia-se Tandi Devan).
É necessário que seu En dehor seja bastante forçado, a não ser em Tendus paralelos, é claro.
   Para saber se está praticando o passo corretamente, faça o seguinte, observe se sua ponta do pé está bem esticada vendo se é possível visualizar nem que seja um pequeno arco formado na sola do seu pé voltado para dentro, e a parte de cima do seu pé deve estar voltada para fora. Se você começou agora, seu arco ainda será pequeno, mas dá para visualizá-lo assim mesmo. Na verdade essa é uma dica mais para saber se seus pés estão na direção correta, então não se preocupe muito com o arco do pé.
   Agora estique o máximo seus joelhos, tanto o de base como o que está em Tendu, ambos só devem dobrar quando certo passo exigir que um deles seja dobrado, mas geralmente o da perna em Tendu permanece reto, o de base é que dobra, a não ser que seja realizado outro passo em sequência, mas não quero confundir a cabeça de vocês rsrsrs.

   Depois, temos de aprender o Tendu a la seconde, traduzindo, Tendu
 para a segunda, no caso, para facilitar, é o Tendu ao lado rsrs. Para executá-lo da maneira correta é necessário que os joelhos estejam igualmente esticadíssimos.

   Agora seu pé deve estar apoiado provavelmente sobre o dedão, mas tome cuidado para não virar o pé para frente, gire bastante suas coxas forçando o en dehor, garantindo que seu joelho esteja apontando para o céu rsrs. Para manter o pé na direção certa, basta imaginar que você tem que mostrar o calcanhar o máximo que conseguir.


   Por último vem o Tendu Derriére (pronuncia-se Tandi Derriér), ou seja, o Tendu atrás, que é o mais difícil de ser dominado. Para fazê-lo da maneira correta, seu o pé que está esticado atrás nunca deve ser apoiado sobre todos os dedos. Se isso acontecer, seu pé ficará voltado para baixo, o que não é nada bonito!
   O peito do pé deve apontar para fora enquanto a sola deve apontar para dentro, com o pé bem esticado. Olhe nas imagens e você vai entender rsrs.


  Uma coisa muito importante ao praticar o Tendu é realizar o movimento das cabeças juntamente com eles. É uma regra!!!
Sempre que o Tendu for na frente ou atrás (devant ou derriére) sua cabeça deve estar voltada para fora, e sempre que o Tendu for ao lado (a la seconde), sua cabeça deve estar voltada para frente.

   Existe também a sequência de braços que acompanham o Tendu.
   Quando o Tendu é na frente o braço deve estar na terceira posição, ou seja, arqueado acima da cabeça.
   Quando o Tendu é ao lado o braço deve estar na segunda posição, ou seja, arqueado levemente aberto, ao lado do corpo.
   Quando o Tendu é atrás o braço deve estar na frente do corpo, levemente em alongé com o cotovelo para baixo.

   Lembre-se de prender o bumbum, ajustar a postura e nunca dobrar os joelhos, isso vai garantir a beleza de todos os seus Tendus.

   Bom meninas, espero não ter feito um nó na cabeça de vocês, é porque esse negócio de Tendu é meio enrolado mesmo rsrs.

   Espero ter ajudado vocês.

   Beijos, Boneca Bailarina!!!

Um comentário: