quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Posições dos pés feitas normalmente e na ponta


     Olá bailarinas e bailarinos, boa noite!!!

     Hoje o post é sobre as posições básicas dos pés no ballet. Eu tirei algumas fotos dos meus pés, mas não ficaram lá essas coisas, me desculpem rsrs.
      Estarei ensinando como todas as posições são feitas normalmente, e também como são feitas na ponta.

      Então, vamos lá...

Primeira Posição: A primeira posição dos pés é quando ambos os pés estão voltados para fora, ou seja, en dehors, com os calcanhares encostados um contra o outro. Deve-se fazer esforço para que a primeira posição seja uma linha reta, e não um V. Para fazer o teste, realize a posição e olhe para seus pés... eles devem estar totalmente voltados para fora, se conseguir enxergar um V quer dizer que está errado.



Primeira Posição na Ponta: A primeira posição na ponta, tal como a primeira posição comum deve ser feita completamente en dehors. Porém, na ponta os calcanhares não são encostados. Há uma distância pequena entre um pé e outro.


Segunda Posição: A segunda posição é bem parecida com a primeira, porém, a diferença é que os calcanhares ficam numa distância de “um pé” um do outro. Deve-se tomar cuidado para não fazer uma segunda muito grande, no tamanho além de um pé, ou muito pequena. Da mesma forma que a primeira, o en dehors é fundamental.


Segunda Posição na Ponta: A segunda posição na ponta também é muito parecida com a primeira na ponta, porém a distância entre os calcanhares é um pouco maior. É importante ter cuidado para na segunda na ponta não dar um espaço muito pequeno entre um pé e outro, senão acabará fazendo a primeira. Também não dê espaço demasiadamente, senão poderá perder o equilíbrio, fora que o aspecto não é nada bonito.


Terceira Posição: A terceira posição é bem fácil de ser feita, e geralmente é usada por algumas professoras em alunas iniciantes, em vez de usar a quinta. O calcanhar do pé que está na frente deve ser colocado exatamente no meio do pé que está atrás. O en dehors também é muito importante, nunca esqueça dele.


Terceira Posição na Ponta: A terceira posição na ponta deve ser feita de modo que um pé fique na frente do outro, porém sem cobri-lo totalmente. Nesta posição o pé de trás aparece parcialmente.


Quarta Posição: Um pé deve ficar exatamente na frente do outro, porém não devem se encostar, eles devem ficar numa distância de um pé. Lembre-se de voltar bem os dois pés para fora, ou seja, en dehors, pois essa posição deixa bem visível quando os pés estão paralelos. É importante nesta posição tomar cuidado ao executar os passos, pois muitas vezes acabamos projetando nosso peso para apenas uma das pernas, seja a da frente ou a de trás, sendo que na verdade o correto é projetar o peso nas duas pernas e executar os movimentos com os dois pés firmes no chão.


Quarta Posição na Ponta: Assim como a quarta posição no chão, um pé deve estar com a distância de um pé um do outro. Os dois pés devem ser virados para fora, e assim como a quarta posição no chão, é importante tomar cuidado para projetar o peso do corpo nas duas pernas. Ah, e perdoem-me, essa foto ficou péssima rsrs.


Quinta Posição: Nesta posição os pés devem estar praticamente um encaixado no outro. Ambos são virados completamente para fora, porém, o calcanhar no pé que estará na frente deve cobrir o dedão do pé que está atrás. Lembre-se, mesmo que seja uma pequena parte, se parte de seu dedão do pé de trás aparecer, já é considerado terceira posição, por isso tome cuidado pra não confundir.


Quinta Posição na Ponta: Essa posição é bem parecida com a terceira, porém é importante que o pé da frente cubra totalmente o pé de trás. Tome cuidado para que ele não fique aparecendo. É claro que, como podem reparar na minha foto, uma pequena linha do pé de trás acaba aparecendo, mas esforce-se para que o pé da frente cubra ao máximo o pé de trás. E sempre mantenha o en dehors.



     Quanto à sexta posição, há muitas contradições se ela existe ou não. Muitas professoras ensinam, mas muitas dizem que ela não existe. Eu da minha parte acredito que ela deva ser ensinada sim, afinal, até mesmo algumas variações contém a bendita. Mas esse será assunto para outro post.
      A sexta é feita com os dois pés paralelos, voltados para frente, ou seja, em dedans. Na ponta é a mesma coisa.

    Bom gente, acho que por hoje é só isso.... se ficar alguma dúvida podem deixar aí pra mim nos comentários que farei o possível para responder ok?

       Espero que tenham gostado e que seja de ajuda pra vocês!!!

       Beijos, Boneca Bailarina!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário